Um carro carrega um tanque fechado completamente cheio de água como mostra a figura o carro move-se sobre a superfície orientais como aceleração a as expressões P1 P2 p3 nos pontos 1 2 e 3 mostradas nas figuras são tais que
A) P1=P2>p3
Soluções para a tarefa
Devido ao gradiente de pressão, a força aplicada na base do cilindro será maior que a força aplicada na tampa superior. A força resultante para cima é o Empuxo, P₁ = P₂ > P₃.
Explicação:
Devido ao gradiente de pressão, a força aplicada na base do cilindro será maior que a força aplicada na tampa superior. A força resultante para cima é o Empuxo.
E = ρ.g.V
resultando que o empuxo de Arquimedes é uma força igual ao peso da massa de água deslocada.
Se o empuxo for maior que o peso do corpo, a resultante é vertical e para cima e o corpo flutua, se menor, a resultante é para baixo e o corpo desce ao fundo. Nos dois casos a aceleração é tal como enunciada por Newton. Em igualdade de intensidades o corpo apresenta equilíbrio indiferente em qualquer posição vertical de imersão total.
Da expressão do empuxo verifica-se que, dado um corpo com volume e densidade definidos, o agente que quantifica o empuxo é a aceleração da gravidade. De outra maneira, a aceleração é o agente causador do gradiente de pressão que origina o empuxo. Isto explica-se pelo fato de que, a cada profundidade, a pressão é resultado do peso da coluna de água acima. Podemos dizer que o líquido vai sendo "compactado" pelo próprio peso.
Logo, P₁ tende a ser igual a P₂ e ambos são superior a P₃, ou seja, P₁ = P₂ > P₃.
Obs.: a imagem anexada abaixo é a imagem do exercício em questão.