Um carregamento axial pode causar tensões normais e cisalhantes, desde que o plano de aplicação do carregamento e o carregamento não sejam perpendiculares entre si. Da mesma forma, os esforços cortantes, atuantes na seção transversal de um parafuso, podem causar tensões normais e cisalhantes, atuantes em cada um dos infinitos planos não perpendiculares ao eixo do parafuso. Para uma emenda de uma barra de madeira, mostrada na figura a seguir, determine a tensão normal e a tensão de cisalhamento na emenda, sabendo que o carregamento é P = 8kN.
Soluções para a tarefa
Resposta:
T(N) ≈ 8 N/mm².
T(C) ≈ 4,62 Mpa.
Explicação:
Tensão de cisalhamento, tensão tangencial, ou ainda tensão de corte ou tensão cortante é um tipo de tensão gerado por forças aplicadas em sentidos iguais ou opostos, em direções semelhantes, mas com intensidades diferentes no material analisado. Um exemplo disso é a aplicação de forças paralelas mas em sentidos opostos, ou a típica tensão que gera o corte em tesouras.
Um fluido é uma substância que se deforma continuamente quando submetida a uma tensão de corte, não importando o quão pequena possa ser essa tensão.
Uma força de corte é a componente tangencial da força que age sobre a superfície e, dividida pela área da superfície, dá origem à tensão de corte média sobre a área quando a área tende a um ponto.
Obtém-se deformação na atuação de uma força tangencial a uma superfície.
8 kN = 8000N
A = 25.30 = 750mm²
Tensão normal:
T(N) = F/A.cos30°
T(N) = 8000/750.cos30°
T(N) ≈ 8 N/mm².
Tensão de cisalhamento:
T(C) = F/A.sen30°cos30°
T(C) = 8000/750.sen30°.cos30°
T(C) ≈ 4,62 Mpa.
Resposta:
Letra C - 620,00kPa e t = 357,96 kPa
Explicação:
Corrigido pelo AVA