Um canteiro de flores em formato triangular regular (triângulo equilátero) será reformado de modo a tornar-se um círculo cujos vértices do triângulo pertençam à sua circunferência. Sendo o apótema desse canteiro de medida 2 m, pode-se dizer que o raio do novo canteiro medirá: 1 ponto (A) 4 m (B) 5 m (C) 6 m (D) 7 m
Soluções para a tarefa
Resposta:
Olá!
O triângulo equilátero possui seus 3 lados com a mesma medida, assim como seus 3 ângulos internos que possuem o mesmo ângulo de 60°, totalizando 180°.
O exercício diz que o canteiro no formato de triângulo equilátero será transformado em um círculo onde todos os vértices do triângulo pertencerão à circunferência, logo o triângulo equilátero estará inscrito na circunferência conforme exemplificado na imagem anexa.
No triângulo equilátero inscrito o apótema () é um segmento de reta que parte do circuncentro e vai até o ponto médio de qualquer um dos lados do triângulo, sendo que:
→ o apótema ( ) equivale a 1/3 da altura do triângulo;
→ e o raio (r) equivale a 2/3 da altura do triângulo.
Com relação ao raio (r) da figura, temos que o apótema equivale a:
= raio/2 → Como o apótema vale 2m, temos que:
2m = raio/2
2x2 = raio
raio = 4m
Resposta: letra (A)
Explicação passo-a-passo:
Existem outras formas de calcular o raio (r) a partir das fórmulas do triângulo equilátero. Sendo L a medida do lado do triângulo equilátero, e o = 2m, temos:
= L/6
2 = L/6
12 = L
L = 12/
L = 12/ × / (multiplica numerador com numerador e denominador com denominador)
L = 12 / x
L = 12 / 3
L = 4m
A altura do triângulo equilátero corresponde a:
h = L/2
h = 4x/2
h = 4x3/2
h = 6m
Como mencionado anteriormente, o apótema ( ) equivale a 1/3 da altura do triângulo, enquanto que o raio (r) equivale a 2/3 da altura do triângulo, logo:
h = r +
6 = r + 2
r = 6 - 2
r = 4m
Outro exemplo de questão envolvendo cálculos de triângulo equilátero inscrito pode ser encontrado no link: https://brainly.com.br/tarefa/8103973