Um canil de cães da raça shih-tzu, localizado no interior de são paulo, possui 19 fêmeas e 5 machos para reprodução. Todos os cães desse canil possuem pedigree, que garante que todos os filhotes nascidos são de raça pura. Considerando que nenhum desses cães possui parentesco, calcule quantos casais diferentes podem ser formados para futuros cruzamentos e assinale a alternativa correspondente
Soluções para a tarefa
Considerando cães da raça Shih-Tzu, dos quais 19 são fêmeas e 5 são machos, podem ser formados 95 casais para futuros cruzamentos, alternativa D está correta.
Princípio Fundamental da Contagem
Esta é uma questão de análise combinatória que podemos resolver pelo Princípio Fundamental da Contagem (PFC) , também chamado de Princípio Multiplicativo. Assim, sabendo-se que podemos formar casais para cruzamentos entre 19 fêmeas e 5 machos, estamos combinando os cães dois a dois, sendo que um deve ser macho e o outro fêmea. Assim, utilizando-se o PFC para encontrar a solução, basta multiplicar o número de fêmeas pelo número de machos. Logo:
19 × 5 = 95
Assim, descobrimos que 95 é o número de casais que podem ser formados neste canil com cães da raça Shih-Tzu, sendo que são 19 fêmeas e 5 machos.
Percebi que as alternativas estão faltando. Acho que são essas:
"a) 76
b)24.
c) 228
d) 95
e) 19."
Você pode continuar estudando sobre o Princípio Fundamental da Contagem aqui: https://brainly.com.br/tarefa/4718224
#SPJ4