Um caminhão que se move com velocidade constante de 72 km/h (20 m/s) em uma
trajetória retilínea, transporta em sua carroceria uma caixa de 300 kg de massa. O
motorista aciona os freios durante 10 s e diminui uniformemente a velocidade do
caminhão para 36 km/h (10 m/s). Observa-se que, durante a aplicação dos freios, a
caixa não escorrega na carroceria do caminhão.Com base nessas informações,julgue as afirmações a seguir e reescreva as incorretas ,de modo que as corrija.
I.Antes da aplicação dos freios,a força resultante na caia é nula,pois ela está em movimento retilíneo com velocidade constante em relação ao solo.
II.Durante a aplicação dos freios ,como a caixa permanece em repouso em relação ao caminhão ,a força resultante sobre ela é nula.
III.Durante a aplicação dos freios ,o módulo da força resultante na caixa é de 600N.
Soluções para a tarefa
I. É verdadeiro afirmar que enquanto a velocidade do caminhão permanece constante, a força resultante que atua sobre a caixa é nula, pois ao aplicar uma aceleração ou desaceleração é exercida uma força sobre o corpo, o que não ocorre antes da aplicação dos freios.
II. Ao aplicar uma desaceleração utilizando os freios a superfície de contato entre o caminhão e a caixa exercerá uma força F que tenderá a diminuir a velocidade da caixa que, mesmo estando em repouso em relação ao caminhão, estará desacelerando. Portanto, sob a ação de uma força, logo a afirmação é falsa.
III. A afirmação é falsa, pois durante a aplicação dos freios, o módulo da força resultante na caixa é de 300N. A força resultante pode ser encontrada através das fórmulas apresentadas a seguir:
O valor da aceleração é negativo, pois a caixa está sendo desacelerada.
Calculando o módulo da força resultante que atua sobre a caixa:
Você pode aprender mais sobre Forças aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/19903021
https://brainly.com.br/tarefa/46813912