um brasileiro pode morar no Uruguai .qual o nome da fronteira que permite este deslocamennto
Soluções para a tarefa
Assim como os demais países pertencentes ao Mercosul (membros e observadores), todo brasileiro pode morar no Uruguai sem a necessidade de visto. No dia 7 de julho de 2017 foi firmado um acordo entre o Brasil e o Uruguai e agora não é preciso residir temporariamente no país para poder pedir a residência permanente.
Basta juntar os documentos listados (como RG, certidão negativa de antecedentes criminais, carteira de vacinação, entre outros), fazer o agendamento online e comparecer a uma das Oficinas Consulares do Uruguai no Brasil, ou diretamente no Ministério de Relações Exteriores em Montevidéu.
Apesar de não ser exigido o visto para o Uruguai, recomenda-se aos trabalhadores que estejam regularizados (e o podem fazer a qualquer momento) para poderem ter acesso aos seus direitos e benefícios garantidos por lei. Na própria cartilha, na página do Brasil, há o endereço e contato de todos os órgãos envolvidos no processo. Recorda-se ainda que este processo é válido para os seguintes países: Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela.
Sendo assim, os documentos necessários serão:
Passaporte válido
Certidão de Nascimento e RG atualizados
Carteira de Identidade Estrangeira (emitida pela Polícia Federal)
Certidão de Antecedentes Criminais
Carta Convite ou Contrato de Trabalho
Certificado Internacional de Vacina ou Certificado Médico Migratório
A fronteira Brasil - Uruguai do sul do estado do Rio Grande do Sul se estende por 1069 km desde a tríplice fronteira Brasil-Argentina-Uruguai a oeste até a foz do Arroio Chuí, ponto extremo Sul do Brasil.
No trecho oeste a fronteira é marcada pelo Rio Quaraí, afluente do Rio Uruguai e pelas "Coxilhas de Santana". No trecho mais a leste, a fronteira é marcada pelo Rio Jaguarão, que deságua na Lagoa Mirim, e pela porção sul dessa lagoa até o Chuí.
Existem duas áreas em disputa na fronteira entre o Brasil e o Uruguai, sendo elas a Ilha Brasileira e o Rincão de Artigas (interflúvio entre o Rio Quaraí e o Arroio Invernada). As duas áreas são administradas pelo Brasil, mas reclamadas há décadas pelo Uruguai.