Um bom exemplo da não linearidade da natureza é o tempo atmosférico, no qual muitos componentes interagem de modo complexo e configuram uma notória imprevisibilidade.
I) Os ecossistemas, as entidades econômicas, os embriões em desenvolvimento são outros bons exemplos de “dinâmica complexa”, que desafiam a análise ou simulação matemática (LEWIN, 1994).
II) Nos sistemas não lineares, pequenos estímulos podem levar a resultados inesperados, como o denominado “efeito borboleta”: uma borboleta bate as asas na floresta amazônica e põe em movimento uma série de acontecimentos que desencadeiam uma tempestade de granizo em Porto Alegre. Com outras condições iniciais, a mesma mariposa pode borboletear à vontade e desencadear uma bela tarde de sol em Brasília.
III) No modelo de explicação da realidade pelos sistemas não lineares, diferenças mínimas nas condições iniciais de qualquer processo não devem necessariamente produzir resultados diversos.
Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. Todas as alternativas estão corretas.
b. Corretas apenas as alternativas I e III;
c. Corretas apenas as alternativas II e III;
d. Corretas apenas as alternativas I e II;
Soluções para a tarefa
Respondido por
46
Eu li o texto e fiquei com uma dúvida,lá diz o seguinte referente a alternativa III...No modelo de explicação da realidade pelos sistemas não lineares, diferenças mínimas nas condições iniciais de qualquer processo não PODEM produzir resultados diversos,enquanto na nossa alternativa aparece o termo NÃO DEVEM NECESSARIAMENTE.Então pode ser que a opção III esteja incorreta e somente I e II corretas.
lilicarripilica:
Correto. d. Corretas apenas as alternativas I e II
Respondido por
33
d. Corretas apenas as alternativas I e II
Perguntas interessantes
Artes,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Geografia,
9 meses atrás
Física,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Biologia,
1 ano atrás