História, perguntado por socorrobutterfly, 9 meses atrás

"Um boato corre, há dias, pela cidade que tem enchido uns de pavor, e a outros de indignação, em cujo último número me coloco", desabafou o médico Joaquim Cândido Soares de Meirelles (1797-1868), diante do clima de pânico instaurado no Rio De Janeiro em 1831. Rumores crescentes garantiam estar em andamento, na capital do Império, uma trama conspiratória inspirada na Revolução do Haiti(1971-1825). O clima instaurado na ocasião tinha origem:

a) Na propaganda abolicionista promovida pelos revolucionários haitianos e pela população do norte dos EUA, mais afeita ao trabalho livre, à pequena propriedade e à policultura e defensora da libertação dos escravos em todo o continente americano.


b) Na defesa da revolução realizada pelos herdeiros políticos da Revolução Francesa, que defendiam que o governo francês exportasse a radicalidade revolucionária para o outro lado do Atlântico, ameaçando a existência institucional do Império no Brasil.


c) Na aproximação política entre os líderes republicanos da independencia de alguns países da América Latina, como Bolivar ( Venezuela), San Martin (Argentina) e Toussaint-Louverture (Haiti), que queriam transformar o Brasil em uma República.


d) No fantasma que assombrou por décadas os senhores escravistas do Brasil, receosos de que se repetisse aqui o movimento haitiano, no qual convergiam a abolição da escravidão e proclamação da independência.

Soluções para a tarefa

Respondido por utrfiiugf
1

Resposta:

Letra CORRETA É A LETRA C


socorrobutterfly: obrigada <3 <3
Perguntas interessantes