Um bloco econômico é formado por países que possuem os mesmos objetivos. Todos os países do mundo procuram promover o desenvolvimento e a melhoria social. Se todos os países do mundo tem os mesmos objetivos, porque não formam um único bloco?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Primeiramente porque as nações imperialistas como os EUA e a URSS após a 2 Grande Guerra estabeleceram zonas de influencia e dividiram entre sí o Mundo em esferas de influencia. A par disto fundaram organizações formais e informais para dar corpo às suas necessidades de expansionismo económico.
Por outrom lado, hoje, depois da queda do bloco da URSS e da progressiva perrda de influencia dos Estados Unidos, os blocos tipo Comunidade Europeia tendem a evoluir mais para blocos politicos, uma vez que a parte económica revela inoperancia se não for enquadrada por uma superstrutura politica.
De qualquer forma a CE já existia e teve a sua orrigem na Comunidade Europeia do Carvão e do Aço e veio a absorver muitos dos pa´+ises da EFTA e tende hoje a ser a unica organização politico-económica europeia.
A organização emergente da América Latina a que o Brasil pertende tennde a crescer no mesmo sentido, como contrabalanço do poder de pa´+ises como os EUA ou a China.
Atualmente o mundo está em reformulação politico-económica e as zonas emergentes são além da América Latina, a Asia, onde India e China pontuam.
Osd países tentam sobreviver e fazer valer os seus direitos associando-se e, ao mesmo tempo, tentam manter a autonomia. Isso vai ser dificil. No entanto o caminho traçado e seguido com algum sucesso pela União Europeia aponta para a união politica depois da económica e mantendo a absoluta autonomia cultural dos Estados e regiões membros.
Explicação: