um bloco de massa m cai de uma altura h, atinge o solo e fica em repouso. despresando-se a resitencia do ar e sendo o modulo de aceleração da gravidade local igual a g, durante a queda do corpo, mantem-se constante a
Soluções para a tarefa
Esta questão parece estar incompleta, conforme o que pesquisei, o restante do enunciado seria:
" mantém-se constante a: (1) velocidade ; (2) força resultante que age sobre ele; (3) energia cinética ; (4) energia potencial ; (5) quantidade de movimento"
O problema que o enunciado apresenta é caracterizado por um objeto em uma determina altura, ou seja, que possui energia potencial gravitacional. Depois, entra em movimento, queda livre, ou seja, troca essa energia potencial gravitacional para energia cinética, e por fim, encosta no solo e se mantém em repouso. Feita essa analise, vamos estudar as alternativas:
(1) a velocidade do corpo não é constante porque quando ele está em queda livre existe a aceleração da gravidade atuando sobre o objeto, o que torna o movimento retilíneo uniforme e variado, porque sua velocidade aumenta.
(2) Alternativa Correta, a força resultante sobre o corpo é constante, sabemos que a força resultante depende da massa do corpo e da aceleração e neste caso, como o corpo está em queda livre, a única aceleração que existe é a da gravidade, e a massa do corpo se mantém sempre a mesma. Logo, a força resultante não se altera.
(3) a energia cinética não é constante porque ela começa sendo uma parte da energia potencial gravitacional que está se transformando em energia cinética. Então será maior instantes antes de tocar no chão do que no início do movimento, porque neste cenário toda a energia potencial gravitacional estará transformada em energia cinética.
(4) a energia potencial gravitacional não é constante porque ela começa sendo toda a energia do corpo e com o passar da queda vai se transformando em energia cinética. Então será maior instantes antes de iniciar a queda do que instantes antes da massa chegar ao chão.
(5) A quantidade de movimento não pode ser constante porque a velocidade não é constante.