Um bloco de massa m = 50 kg é mantido suspenso em equilíbrio pelas cordas A e B, inextensíveis e de massas desprezíveis, conforme figura a seguir. A corda B forma um ângulo de 45° com a parede e a corda C forma um ângulo de 60° com o teto. Considerando a aceleração da gravidade igual a 10m/s², o valor da força de tração que a corda L exerce na parede é de:
(Dados: cos 45° = 0,7 e sen 60° = 0,8; m= 50 kg; g=10m/s2)
3- Qual a diferença do equilíbrio de rotação para o equilíbrio de translação?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Questão 2: TL = l1000√3 - 2000l
Questão 3: Um corpo estar em equilíbrio de translação, é suficiente que sobre ele não atuem forças ou, se atuarem, que a resultante entre elas seja nula. Para que um corpo esteja em equilíbrio de rotação, basta que a soma dos momentos em relação a qualquer ponto, tomado como polo, seja nula.
Explicação:
2)Para calcular a força que a corda L faz na parede, basta calcularmos a tração nos dois fios. Porém, assim como na última questão, há uma incoerência no enunciado, pois a massa é de 50 kg e o peso é de 80N, algo impossível. Logo vou considerar que o peso é de 500N. (OBS: Outra opção que tornaria o enunciado possível seria se a massa do bloco fosse 8kg)
Para calcular a tração nas cordas, dividiremos em duas etapas:
1) As projeções horizontais das cordas têm que ser iguais, visto que o bloco não vai nem para a direita nem para a esquerda:
Chamarei a tração na corda AC de TL
e tração na corda AB de TM.
2) As projeções verticais das cordas TL e TM somadas juntas (em módulo) devem igualar com a força peso do bloco. Isso pois o objeto não está indo nem para cima, nem para baixo, ou seja, são forças iguais:
Agora é só resolver o sistema, substituindo o TL da equação 2 na equação 1:
E agora achamos a resposta: