Um bloco de massa 4,0 kg encontra-se sujeito à ação de duas forças conforme o esquema abaixo. Sendo F1= 12N. e F2=4 N, respectivamente, calcule a aceleração resultante do bloco. *
Soluções para a tarefa
Resposta:
a = 4 m/s²
Explicação:
F = a * m
12N + 4N = a * 4
16 = a * 4
a = 16/4
a = 4 m/s²
Assumindo que o diagrama é o apresentado na figura, o módulo da aceleração é 2m/s² para as forças aplicadas a um bloco.
Forças
Na física, a força é uma magnitude vetorial que mede a intensidade da troca de momento linear entre dois corpos. Sendo um vetor, deve-se definir onde será positivo e onde será negativo.
Para este caso, sempre deve ser apresentado um diagrama da situação descrita, pois você não está dando, vamos assumir a situação mostrada na imagem em anexo, nela estamos dizendo que para a direita é positivo e para o esquerda é negativo.
Temos duas forças que são aplicadas a um corpo, a força um é de magnitude 12N e aponta para a esquerda, portanto é negativa, a força dois vai para a direita, portanto é positiva, então com este diagrama podemos extrair os componentes de as forças são as que atuam no eixo x e as que atuam no eixo y:
Fx= -F1+F2=m*a
Fy= N-P=0
A força normal atua no eixo y, que é sempre perpendicular à superfície, portanto ela vai para cima e como foi definido que para cima será positivo, a normal é positiva e o peso sempre aponta para o centro da terra, portanto , ele desce e é negativo e como não se move no eixo vertical essa soma é igual a zero.
Resolvendo:
Como podemos ver, obtivemos uma aceleração negativa, isso nos diz que o bloco vai se mover para a esquerda com uma aceleração de 2 m/s².
Você pode ler mais sobre o cálculo da magnitude da aceleração, no seguinte link:
https://brainly.com.br/tarefa/75677
#SPJ2