Um bloco de massa 2kg está submetido à ação de duas forças, cujos módulos são, respectivamente, iguais a F1 = 10N e F2 = 6N, conforme ilustra a figura abaixo. O bloco encontra-se em repouso sobre uma superfície horizontal perfeitamente lisa.
Sabendo-se que, no local, a aceleração da gravidade tem módulo igual a 10m/s2, e utilizando sen θ é igual a 0,8 e cos θ igual a 0,6, a força normal que atua no bloco tem módulo igual a
a) 20N.
b) 12N.
c) 8N.
d) 6N.
Soluções para a tarefa
A força normal que atua no bloco tem módulo igual a 12 N.
Como o bloco está em repouso, podemos afirmar, com base na Primeira Lei de Newton, que a soma vetorial das forças que atuam sobre o mesmo equivale a zero.
∑F = 0
Assim, considerando as condições de equilíbrio do bloco no eixo vertical (y) teremos-
F1. Sen Ф + Normal = Peso
10. 0,80 + N = 2. 10
8 + N = 20
N = 12 Newtons
A força normal que atua no bloco terá módulo igual a: 12 N - letra b).
Vamos aos dados/resoluções:
Uma das premissas que mais é dita sobre força é que ela só é feita quando empurramos ou puxamos algo, gerando determinada força sobre ele porém nem sempre as forças acabam gerando um movimento no corpo.
Dessa forma, a força normal acaba sendo uma força de reação que a superfície faz em um corpo que esteja em contanto com a mesma, até porque é normal a superfície e utilizamos para calcular a força de atrito.
Com isso, teremos que o bloco estará em repouso (baseado na Primeira Lei de Newton), cuja a soma vetorial das forças que atuam é igual a zero, gerando: ∑F = 0. E portanto, as condições de equilíbrio no eixo vertical será de:
F1. Sen Ф + Normal = Peso
10. 0,80 + N = 2. 10
8 + N = 20
N = 12 Newtons
Para saber mais sobre o assunto:
https://brainly.com.br/tarefa/75638
Espero ter ajudado nos estudos e bebam água :)