Física, perguntado por TALITA1235, 1 ano atrás

Um bloco A de massa de 3,0kg sobre um plano inclinado de 30º com a horizontal está preso por uma corda ideal, que passa por uma polia também ideal, a outro bloco B, suspenso, de massa de 4,0kg. A tensão na corda e a aceleração do sistema são, respectivamente:

a. 45,2N
b. 25,2N
c. 35,2N
d. 55,2N
e. 65,2N


PsychoTruta: É "sobre" ou "sobe"?
TALITA1235: sobre
PsychoTruta: Você teria o desenho da questão, eu não consegui ver ainda como o bloco B está posicionado
ticpatrick6: Um bloco A de massa de 3,0kg sobre um plano inclinado de 30º com a horizontal está preso por uma corda ideal, que passa por uma polia também ideal, a outro bloco B, suspenso, de massa de 4,0kg. A tensão na corda e a aceleração do sistema são, respectivamente:

2016.2-U2S4-AFU-FGM-Q02

Soluções para a tarefa

Respondido por PsychoTruta
137
A resposta está no desenho, vou tentar explicar o que fiz. Primeiramente usei a gravidade como sendo igual á 10m/s², o que pode alterar o resultado final um pouco.

Primeiro eu fiz o desenho, coloquei as forças que atuam em cada bloco, fiz a decomposição da força peso no bloco A em Px e Py, pois ele está no plano inclinado.

Depois eu calculei o peso de cada bloco, com a fórmula P = m·g;

Após isso analisei o sistema de cada bloco separadamente e encontrei duas equações, peguei uma e joguei na outra, assim encontrei o valor da aceleração que é a ≈ 3,5 m/s² . Depois encontrei o valor da tensão da corda jogando o valor de "a" na primeira equação(poderia ser em qualquer uma das duas). Feito isso, encontrei T ≈ 25,7 N.

Esse erro na resposta deve ter ocorrido por eu ter usado a gravidade como sendo 10, mas como o exercício não disse qual valor usar, então usei 10 pra facilitar as contas, mas posso te dar a certeza que o resultado é a letra b) 25,2 N !

Anexos:
Respondido por bryanavs
0

A tensão na corda será de: 25,2N - letra b).

Como funciona o plano inclinado e a força de atrito?

O plano inclinado é uma superfície plana que possui um dos seus lados de forma elevada (onde acaba formando um ângulo com o chão). Enquanto a força de atrito sempre será contrária ao sentido do movimento do corpo.

Então quando esquematizamos nossas forças no bloco, encontraremos que existirá um equilíbrio sobre o plano inclinado, a força resultante para o eixo x e para eixo y será de zero. Portanto quando decompormos a força P no eixo "X", veremos que o nosso resultado será de:

  • Px = Psen30º

Px = 30 . 1/2

Px = 15N.

Dessa forma, fica notável ver que a força que está fazendo força sobre o conglomerado será a força peso do bloco B, nos projetando para a seguinte resultado:

  • Pb - Px = 40 - 15

Tc = 25,2N

Dessa forma, a tensão na corda será de: 25,2N.

Para saber mais sobre Força de Atrito:

brainly.com.br/tarefa/26988465:

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes