Um biólogo foi a campo e cavou os ninhos de dois formigueiros distintos, porém da mesma espécie de formigas saúvas. Um dos formigueiros havia sido abandonado pelas formigas há pouco tempo, enquanto o outro formigueiro ainda estava ativo. No formigueiro ativo, observou a presença de uma única espécie de fungo, o qual era cultivado e utilizado pelas formigas como alimento. No formigueiro abandonado, o biólogo observou a presença de fungos de várias espécies, mas não daquela presente no formigueiro ativo. Ao estudar o assunto, verificou que essa espécie de fungo só ocorre quando em associação com essa espécie de formiga.
Sobre essa espécie de formiga e essa espécie de fungo, pode-se dizer que apresentam uma relação conhecida como
a) amensalismo, na qual o fungo é prejudicado pela presença das formigas, mas estas não são afetadas pela presença do fungo.
b) parasitismo, em que as formigas são as parasitas e dependem do fungo para sua alimentação e reprodução. c) inquilinismo, no qual os fungos beneficiam-se do ambiente e cuidados proporcionados pelo formigueiro, sem prejuízo às formigas.
d) mutualismo, em que tanto os fungos quanto as formigas dependem uns dos outros para a sobrevivência.
e) comensalismo, no qual as formigas, comensais, obtêm seu alimento da espécie associada, os fungos, sem que estes sejam prejudicados ou beneficiados.
Soluções para a tarefa
A alternativa D) é a correta.
As formigas dependem dos demais para sobreviver.
As relações ecológicas de mutualismo comensalismo, mutualismo e protocooperação se parecem muito, pela independência, são uma relação harmônica interespecífica, onde ambas as espécies se beneficiam de alguma forma, mas não necessariamente vivem juntas.
As relações ecológicas intraespecíficas ocorrem apenas entre indivíduos da mesma espécie, e elas se classificam em harmônicas e desarmônicas.
As relações ecológicas interespecíficas ocorrem apenas entre indivíduos de especies diferentes, e elas se classificam em harmônicas e desarmônicas.
As relações harmônicas intraespecíficas ocorrem quando todos os indivíduos, da mesma espécie, não sofrem, ou seja, sem prejuízos.
Caso queira estudar mais:
brainly.com.br/tarefa/2599906