Um bem que não seja demandado pela sociedade não é considerado escasso, pois, por não ser consumido, continua existindo em abundância. Do contrário, a demanda por bens faz com que surja o problema da escassez, pois os recursos naturais utilizados para satisfazer às necessidades humanas são limitados. Descrição da imagem não disponível Faça uma análise dessa situação e descreva as atitudes recomendadas ao governo e à sociedade para minimizar o problema da escassez na Terra.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Padrão de resposta esperado
Se dada quantidade de cada bem pudesse ser produzida de forma infinita e os desejos pudessem ser completamente satisfeitos, não importaria se uma quantidade excessiva de certo bem fosse produzida. Contudo, na prática, a realidade é que a escassez dos recursos tem se agravado cada vez mais. Mesmo que alguns dos recursos, como a água doce, tenham capacidade de se renovar, o ritmo de degradação pela poluição e pelo uso irracional desse recurso é muito superior à sua velocidade de renovação. Considerando isso, se nós, seres humanos, não modificarmos as nossas atitudes no que diz respeito à utilização dos recursos naturais, muito em breve estes poderão ser alvo de disputas entre países, além de sermos obrigados a alterar os hábitos de consumo devido à falta dos recursos ou à potencial necessidade de criação de fontes alternativas àquilo a que estamos acostumados hoje.
São vários os exemplos de atitudes que podem ser adotadas voluntariamente pela sociedade e induzidas pelo governo por meio de políticas públicas, como as apresentadas a seguir:
1) Na hora de escolher um produto no supermercado, optar por aqueles cujas empresas fabricantes tiveram atitudes sustentáveis no processo de produção.
2) Instalar painéis solares, que permitem o aquecimento da água utilizada no banho e na louça, de modo natural e renovável, e funciona mesmo em dias chuvosos e nublados.
3) Para quem não tiver painéis solares, evitar o desperdício da água, por exemplo, reduzindo o tempo do banho.
4) Utilizar torneiras econômicas, com sensores ou arejadores que permitam um controle mais eficiente da saída da água, evitando desperdícios.
5) Instalar métodos que permitam a captação e a reserva da água da chuva, que pode ser utilizada no banho, na limpeza da casa, nos cuidados na jardinagem, entre outros.
6) Utilizar lâmpadas incandescentes, que têm maior durabilidade, e promover a instalação de sensores de iluminação para evitar o esquecimento de lâmpadas acesas de modo desnecessário.
7) Optar por eletrodomésticos que tenham poupança de energia.
8) Realizar a separação adequada do lixo.
9) Optar por utilizar as escadas ao invés do elevador, pelo menos, até o terceiro andar – mais recomendado nos ambientes públicos –, o que, além de evitar o desperdício da energia elétrica, traz benefícios à saúde.
10) Fazer caminhada ao invés de usar o automóvel quando a distância percorrida for apenas de algumas quadras.
11) Criar políticas de controle de qualidade e de poluição do ar às indústrias.
12) Proceder à exigência de licenciamento ambiental a indústrias que realizam atividades potencialmente poluidoras.
13) Garantir isenção de taxas, impostos e incentivos fiscais às empresas que realizam ações sustentáveis no processo produtivo.
14) Aplicar multas e taxas a indústrias que não realizam corretamente o despejo de dejetos no meio ambiente.
15) Dar preferência pela utilização de energias renováveis, como a eólica, sempre que os locais oferecerem condições para isso.
Explicação passo a passo:
Em economia, escassez significa dizer que não há quantidade suficiente de um recurso para atender a todas as pessoas que o desejam ou o demandam, se ele não for cobrado (tiver preço zero).
Uma das soluções encontradas pela humanidade para lidar com a escassez de recursos é o sistema de preços. Ao se cobrar algo de valor (dinheiro, ouro, entre outros) em troca de recursos, bens ou serviços escassos, conseguimos adequar a demanda à oferta existente. Apenas aqueles dispostos a pagar o preço pelo bem em questão têm acesso a ele.