Um barco potente viajar contra corrente de um rio caudaloso. A velocidade da correnteza é de 10km/h E a do barco de 20km/h quanto barco como a água (correnteza) tem como ponto de referência à margem do rio imagineQuem determinado Trecho do rio o Motor do barco apresentou problemas e foi desligado o barco fez meia volta passou a navegar sendo levado apenas pela correnteza um longo trecho do rio pode se afirmar que a) a A velocidade do barco em relação à água É de 10 Km/h B) velocidade do barco em relação à margem do rio é de 20 km/h. C) velocidade do bar com relação a água é de0 km/h. D)A velocidade do barco em relação à margem do rio é de 30km/h
Soluções para a tarefa
Analisando as velocidades relativas, a única alternativa que faz sentido é a letra B), pois já havia sido dita que a velocidade do barco em relação a margem era de 20 km/h.
Explicação passo-a-passo:
Vamos parar e pensar:
Se a velocidade do barco em relação a margem era de 20 km/h e ele estava no rio que ia contra ele a uma velocidade de 10 km/h, então a velocidade deste barco em relação ao rio era de 30 km/h, pois
20 km/h = 30 km/h - 10 km/h
Assim a única alternativa que faz sentido é a letra B), pois já havia sido dita que a velocidade do barco em relação a margem era de 20 km/h.
Resposta:
Letra C 0KM
A alternativa B e D estão erradas, pois veja que a velocidade do barco em relação à margem do rio é de 10 km/h.
Se o barco está sendo levado pela correnteza, que tem tem 10 km/h em relação à margem do rio, sua velocidade em relação à margem só pode ser esta.
A alternativa A está errada, pois a velocidade do barco em relação à água é zero, já que está sendo levado pela correnteza e a própria água é o seu referencial.
pois a velocidade do barco em relação à água é zero, já que está sendo levado pela correnteza e a própria água é o seu referencial.
O que leva a concluir que só pode ser o item C.