Um avião, com velocidade constante e horizontal, voando em meio a uma tempestade, repentinamente perde altitude, sendo tragado para baixo e permanecendo com aceleração constante vertical de módulo a > g, em relação ao solo, durante um intervalo de tempo t. Pode-se afirmar que, durante esse período, uma bola de futebol que se encontrava solta sobre uma poltrona desocupada A) permanecerá sobre a poltrona, sem alteração de sua posição inicial. B) flutuará no espaço interior do avião, sem aceleração em relação ao mesmo, durante o intervalo de tempo t. C) será acelerada para cima, em relação ao avião, sem poder se chocar com o teto, independentemente do intervalo de tempo t. D) será acelerada para cima, em relação ao avião, podendo se chocar com o teto, dependendo do intervalo de tempot. E) será pressionada contra a poltrona durante o intervalo de tempo t.
Soluções para a tarefa
Podemos afirmar então que, nesse período específico, uma bola de futebol que se encontrava solta terá o destino relacionado a alternativa letra D) será acelerada para cima, em relação ao avião, podendo se chocar com o teto, dependendo do intervalo de tempo Δt.
Vamos aos dados/resoluções:
Como é uma questão sobre leis de newton, aplicaremos o princípio de equivalência de Einstein. Primeiro aplicaremos a mudança de referencia, no que diz respeito a inercial da terra, para uma inercia, que seria o avião.
Com isso, mo referencial da Terra, o avião tem aceleração "a", certo? No novo referencial, nós abandonamos essa aceleração que o avião tem em relação à Terra e a adicionamos ao novo referencial na forma de uma gravidade na orientação oposta ao do referencial anterior, ou seja, no novo referencial a orientação dessa aceleração é dada por:
Direção: vertical;
Sentido: de baixo para cima. ;
Portanto, Finercial = Mbolaa
Fg = MBolaG
A > G ... Finercial > Fg ; N = 0
∈F diferente de 0 = Finercial - Fg = MbolaAbla
Finalizando então temos que da soma vetorial entre "a" e "g" surge um vetor na direção vertical e com sentido de baixo para cima, logo, a bola sobe de tal modo que a mesma possa chocar-se com o teto dependendo do intervalo de tempo.
espero ter ajudado nos estudos, bom dia :)
Resposta:
A resposta certa é a Letra D