Um automóvel se desloca em uma estrada horizontal em movimento retilíneo uniforme. O motor exerce uma força de propulsão F = 1600 N. a) Qual o valor da resultante das forças que atuam no automóvel? b) Qual o valor total das forças contrárias ao movimento do carro?
Soluções para a tarefa
Resposta:
a) O valor da resultante da força é nula.
b) O valor da força contrários é em módulo 1600 N.
Por se tratar de um MRU, o valor resultante da soma das forças atuando no automóvel é zero. A força de atrito, contrária à força de propulsão do motor, possui o mesmo módulo da força que impulsiona o motor, com sentido contrário. Assim, o somatório das forças contrárias ao movimento possui um valor de 1600 N.
Para respondermos a questão a), observamos que existem 4 forças atuando sobre o automóvel para que o mesmo se encontre em um MRU (Movimento Retilíneo Uniforme). As forças são:
- Força Peso: é o peso do automóvel, calculado a partir da fórmula , onde é a massa do carro e é a força da gravidade na terra, com valor ;
- Força Normal: força exercida sobre a terra ao automóvel. Tem módulo igual à força peso, e sentido contrário;
- Força de Propulsão: nesse caso, é a força exercida pelo motor, com valor de 1600N; e
- Força de Atrito: força exercida sob a superfície ao automóvel, contrária ao movimento. Por se tratar de um MRU, possui módulo igual a 1600N.
Para respondermos a questão b), observamos que o automóvel se desloca em MRU. Assim, o somatório das forças contrárias ao deslocamento é igual ao somatório das forças que o impulsionam. Como a força de propulsão é igual a 1600N, o somatório das forças contrárias possui módulo igual a 1600N e sentido contrário. As forças atuando sobre o automóvel estão representadas na figura abaixo.
Para aprender mais sobre o MRU, acesse https://brainly.com.br/tarefa/7979265