Física, perguntado por Fffffffffffffffffffl, 3 meses atrás

Um automóvel percorre uma distância de 120km, entre duas cidades, em 2 horas. Entretanto, poucos dias depois, o motorista recebe uma multa por exceder o limite de velocidade de 80km/h nessa rodovia nesse dia. Como isso é possível? Explique, utilizando os conceitos de velocidade média e velocidade instantânea.

Soluções para a tarefa

Respondido por ShikamaruSensei
0

Resposta:

Assunto abordado na questão é de Velocidade Média e Velocidade Instantânea.

A Velocidade Escalar Média, ou simplesmente só Velocidade Média, é calculado utilizando o Deslocamento realizado pelo Móvel, que no caso da questão foi ΔS = 120 Km e o intervalo de tempo foi Δt = 2 h. Calculando a Velocidade Média, obtemos:

V_M = \frac{\Delta S}{\Delta t} \\V_M= \frac{120}{2} \\V_M= 60 km/h

Ou seja, analisando simplesmente o resultado da Velocidade Média, diríamos que a multa errada.

No entanto, o móvel pode ir variando sua velocidade durante o percurso, aumentando ou diminuindo, de forma que consiga realizar esse mesmo trajeto no mesmo tempo, a velocidade que ele possui em cada momento do trajeto é diferente, ele pode começar com 10km/h e terminar com 100km/h. Com isso, percebemos que o móvel não permaneceu com a velocidade constante em todo o percurso, assim, em cada instante ele possuiu um velocidade diferente, e a Velocidade Instantânea no momento em que ele levou a multa era maior que 80km/h.

Perguntas interessantes