Um automóvel de massa 1.200 kg, partindo de repouso, adquire em 10 s a velocidade de 63k/h Calcule a força desenvolvida pelo motor supondo-a Costante. Despreze os atritos
Soluções para a tarefa
A partir dos dados que a questão nos fornece, podemos afirmar que foi de 2100 Newtons. E para chegarmos nessa conclusão, vamos nos lembrar da fórmula da Segunda lei de Newton, também chamada de Princípio Fundamental da Dinâmica.
- E que fórmula é essa ?
Ela se dá por :
- Em que :
Entretanto, perceba que a aceleração pode ser calculada como sendo a razão da variação da velocidade sobre o a variação do tempo, tal como demonstra a seguinte fórmula :
- Em que :
Portanto, perceba que nós podemos manipular a fórmula da segunda lei de Newton, trocando ''a'' por ΔV/ΔT, o que vai nos gerar a seguinte fórmula matemática :
E com essa fórmula, vamos resolver a questão.
Ela nos diz que um automóvel de massa 1200 kg, partindo do repouso, adquire em um intervalo de tempo de 10 segundos, a velocidade de 63 km/h. Dito isso, nos pede para calcularmos a força desenvolvida pelo motor supondo-a constante e desprezando o atrito.
Antes de prosseguirmos, faz-se necessário realizarmos algumas mudanças. Perceba que no Sistema Internacional (SI), a velocidade é dada em m/s (metros por segundo), porém, a questão nos deu a velocidade em km/h (quilômetro por hora), sendo assim, teremos que fazer a conversão de km/h para m/s. Para isso, basta dividirmos a velocidade em km/h pelo valor de 3,6.
- Transformando 63 km/h em m/s :
Agora que convertemos a velocidade, vamos prosseguir com a resolução da questão, e como o veículo estava em repouso, consideramos que sua velocidade inicial é igual a 0 m/s, já que ele estava parado.
- Vamos anotar os valores :
- Aplicando na fórmula :
Em suma, a partir dos cálculos realizados, podemos afirmar que a força desenvolvida pelo motor desse automóvel foi de 2100 N.
Bons estudos e espero ter ajudado :)