Um atleta de futebol de campo relatou dores na lateral do joelho, a 2 ou 3 cm acima da linha articular durante uma partida de futebol. Este atleta relatou que as dores pioravam progressivamente durante a partida, sendo que, depois do jogo, a dor desaparecia. Após algumas semanas, tendo o atleta continuado com a prática esportiva, a dor passou a irradiar para a região acima e abaixo do joelho.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Síndrome do Trato Iliotibial
Explicação:
Comum em indivíduos que praticam esportes que percorrem longas distâncias
Resposta: Síndrome do Trato Iliotibial, comum em indivíduos que praticam esportes que percorrem longas distâncias, com fricção da banda iliotibial no côndilo lateral do fêmur.
Explicação: pag 161
A característica mais frequente é a fricção da banda iliotibial na sua inserção distal, que desencadeia um quadro de dor na região lateral do joelho relacionada ao atrito desta banda no côndilo lateral do fêmur. Este tipo de lesão é prevalente em ciclistas, corredores de longa distância e jogadores de futebol.
Os atletas relatam dor a 2 ou 3 cm acima da linha articular, os sintomas se manifestam durante a corrida, pioram progressivamente e limitam a distância ou a velocidade.
As subidas ou descidas também provocam dor, no entanto, depois de alguns minutos em repouso, desaparece, espontaneamente.
Se o atleta insistir em realizar as atividades de corrida, a dor pode agravar o processo inflamatório e desencadear irradiação para
região acima ou abaixo do joelho, edema e crepitação.
.