Um atleta de elite de 20 anos, com IMC de 24 kg/m², foi submetido a exames bioquímicos para fazer o acompanhamento do estado nutricional. Os exames solicitados mostraram os seguintes resultados séricos e valores de referência (VR): Hematócrito: 42,6 mg/dL (VR = 4,5-5,5 mg/dL) Fe: 55 mcg/dL (VR = 59-158mcg/dL) Ferritina: 100 mg% (VR = 250-300 mg%) Ca: 9,81 mEq/L (VR + 8,5-10,5 mEq/L) Na: 130 mEq/L (VR = 135-145 mEq/L) K: 3,0 (VR = 3,6-5,0 mEq/L) Com base nos dados bioquímicos, escolha a alternativa correta para o diagnóstico do estado nutricional do atleta:
Soluções para a tarefa
Resposta:
A resposta correta é:
Desbalanço hidroeletrolítico com diminuição do hematócrito e ferro circulante e esgotamento moderado dos estoques de ferro hepático compatível com um estado carencial do mineral ferro..
Explicação:
Resposta:
Desbalanço hidroeletrolítico com diminuição do hematócrito e ferro circulante e esgotamento moderado dos estoques de ferro hepático compatível com um estado carencial do mineral ferro.
Explicação:
Os dados permitem estabelecer um diagnóstico nutricional do atleta compatível com uma depleção moderada dos estoques de ferro hepático na forma de ferritina. Todos os parâmetros hematológicos que são relacionados com a síntese de hemoglobina estão abaixo dos valores de referência, o que possibilita concluir que não dispõe de níveis de hemoglobina suficiente para transportar oxigênio para as células, afetando assim a produção de energia pelo sistema aeróbico e a cadeia de transporte de elétrons durante o exercício físico. Os níveis de eletrólitos circulantes evidenciam valores abaixo dos de referência, o que permite inferir um desbalanço hidroeletrolítico do atleta compatível com uma má hidratação e reposição hídrica