Física, perguntado por nathhfg, 1 ano atrás

um atleta atira uma bola de 0,8 kg para cima, com velocidade de 10m/s. Admita que a energia potencial inicial seja nula e g=10m/s¹, com relaçao a essa situaçao é correto afirmar que a energia potencial e a altura quando a bola estiver no topo da trajetoria é de?

Soluções para a tarefa

Respondido por flaviotheodore
6
Olá,

cálculo A: para calcularmos a altura atingida pela bola, utilizamos a equação de Torricelli. No ponto máximo da trajetória, a velocidade é nula e a aceleração, nesse caso, é negativa, pois o corpo está subindo, contra o sentido da trajetória. (5 metros)

Cálculo B: para calcularmos a energia potencial, no ponto mais alto, precisamos nos lembrar que a energia se conserva (nesse exercício), ou seja, a energia cinética no início se converte integralmente em energia potencial gravitacional, portanto Ec = Epg. Portanto, se calcularmos a energia cinética no início, automaticamente obtemos a energia potencial: 40 J.

Cálculo C: podemos, também, fazer uma "prova real", para confirmar que a energia se conserva. Se a altura atingida é 5 metros, substituindo os valores na fórmula da energia potencial, obtemos o valor de 40 J, provando que a energia se conserva.

Se tiver dúvidas, por favor pergunte.
Anexos:
Perguntas interessantes