Química, perguntado por Claudiahh, 1 ano atrás

um astronauta foi capturado por habitantes de um planeta hostil e aprisionado numa cela, sem seu capacete espacial. logo começou a sentir falta de Ar. ao mesmo tempo notou um painel como o da figura em que cada quadrado era uma tecla. a apertou duas delas, voltando a respirar bem. as teclas apertadas Foram:

Soluções para a tarefa

Respondido por dharduin
376
As teclas diziam NITROGÊNIO e OXIGÊNIO.

O ar que respiramos é composto por gases, vapor d água, microorganismos e impurezas. Apesar de tendermos a pensar que o gás predominante no ar atmosférico é o oxigênio, na verdade é o nitrogênio.

O nitrogênio compõe 78% do ar atmosférico, seguido do oxigênio, com 21%. Além destes gases, o ar apresenta 0,91% de sua composição por gases nobres, como o hélio, 
neônio, argônio, criptônio, radônio, xenônio. O gás carbônico representa apenas 0,03%.

A molécula do gás nitrogênio é formada por dois átomos de nitrogênio. Os humanos e as plantas não conseguem aproveitá-lo diretamente da amosfera, sendo necessário que seja transformado em nitratos.

As bactérias do gênero Rizhobium, por exemplo, que vivem em mutualismo nas raizes de algumas plantas leguminosas como feijão, soja e ervilha, são capazes de fixar o nitrogênio atmosférico e disponibilizá-lo na forma de nitratos, que são absorvidos pelas plantas e animais.

O oxigênio é composto por dois átmos de oxigênio. É combustível e oxidante. É essencial para o processo de trocas gasosas nos seres aeróbicos e produção de energia, entretanto também é responsável pelas reações de oxidação e pelo nosso envelhecimento.
Respondido por heloisamariah
82

Resposta:

As teclas foram 4 e 5.

Explicação:

Pois o Nitrogênio e o Oxigênio estão um ao lado do outro conforme a posição na tabela periódica, e as únicas teclas que se encontram assim são as teclas 4 e 5, logo, foram essas.

Espero ter ajudado! :))

Perguntas interessantes