Física, perguntado por BT13, 1 ano atrás

um astronauta, em sua viagem a um planeta cuja a gravidade é de 1/4 da gravidade terrestre, foi encarregado de realizar experiências relativas a atrito. Repetindo no planeta uma experiência realizada na Terra, de medir o coeficiente de atrito entre dois materiais, ele encontrou que o coeficiente de atrito entre dois materiais, ele encontrou que o coeficiente de atrito medido no planeta era de:

a) Menor que o medido na Terra
b) Maior que o medido na Terra
c) Igual ao medido na Terra
d) n. d. a.

Soluções para a tarefa

Respondido por LeonardoCCW
4
Oi, tudo bem? A experiência com a qual se calcula o coeficiente de atrito é assim: coloca-se um bloco de massa m em um plano inclinado com certo ângulo de inclinação θ. Depois, decompondo a força peso, temos  que a força de atrito é igual ao módulo de P*senθ e que a Normal (N) é igual à decomposição P*cosθ. Logo temos que a força que puxa o corpo a deslizar no plano é P*senθ = Fat no equilíbrio. Como Fat = N*coef , temos que Fat=N*Pcosθ. Logo, temos que P*senθ=P*cosθ*coef. Então o coef=senθ/cosθ = tgθ. Com isso, concluímos que o coeficiente permanece o mesmo, pois os ângulos não são diferentes na Lua. LETRA C. Adeus.

BT13: Mas a força normal não está diretamente ligada a gravidade da Terra, já que a força N é igual a P e P é m.g?
LeonardoCCW: Não, pois ,independente do valor de g, ele cortará na equação, e o que diferenciará é a tangente do ângulo, que é a mesma.
Respondido por marcusv614
2

olá, acho que não está certo. A força de atrito só seria igual ao Px se a aceleração na direção X fosse nula, o que não acontece.

Perguntas interessantes