Um asteroide está a caminho da Terra e só uma criança com fome de aprender eletrônica e programação pode salvar o planeta. Para dar conta dessa tarefa, ela terá que dar seus primeiros passos no universo maker, conectando cabos, luzes e sensores para reativar robô que adormeceu em Marte e controlá-lo em uma aventura de 10 missões no jogo Minecraft.
O Piper seria apenas mais um kit de eletrônica entre muitos disponíveis no mercado se não contasse com uma história convincente para atrair a atenção das crianças. Desde a montagem da caixa que abriga uma placa (que também é um pequeno computador) Raspberry Pi e uma tela LCD até o roteiro do jogo em si, tudo é feito para aguçar a curiosidade. Ao invés de largar a criança em frente ao computador por horas a fio encaixando blocos virtuais (o que já é legal e atrai 100 milhões de usuários no mundo), o Piper permite conectar circuitos de verdade que interagem diretamente com o Minecraft.
(OLIVEIRA, Vinícius. Kit de eletrônica Piper usa Minecraft para ensinar cultura maker: Projeto desenvolvido nos EUA que recebeu grande apoio em financiamento coletivo tem integrantes fascinados pelo faça-você-mesmo. Porvir, 12 fev. 2016. Disponível em: . Acesso em: 22 mar. 2016.)
Enunciado: Com base no texto acima, avalie as afirmações abaixo:
I. O kit de eletrônica citado no texto é um exemplo de objeto de aprendizagem que pode ser utilizado em sala de aula para unir a teoria à prática e atrair a atenção de alunos.
II. O texto cita a “cultura maker”, uma cultura de construir coisas presente em crianças dos Estados Unidos. Conhecer a cultura local, regional e nacional é importante na elaboração de atividades destinadas aos alunos.
III. O kit de eletrônica mencionado no texto não poderia ser utilizado no Brasil por conta dos conhecimentos escassos em eletrônica que os brasileiros possuem na Educação Básica.
É correto apenas o que se afirma em:
Alternativas:
a)
II e III
b)
III
c)
I e II
d)
II
e)
I, II e III
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Letra C) I e II .....
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Resposta: I. O kit de eletrônica citado no texto é um exemplo de objeto de aprendizagem que pode ser utilizado em sala de aula para unir a teoria à prática e atrair a atenção de alunos.
II. O texto cita a “cultura maker”, uma cultura de construir coisas presente em crianças dos Estados Unidos. Conhecer a cultura local, regional e nacional é importante na elaboração de atividades destinadas aos alunos.
Explicação: I e II Correto
CORRIGIDO PELO AVA
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