Um antigo provérbio chinês já dizia: “A palavra é prata, o silêncio é ouro.” O silêncio, nos dias atuais, é considerado artigo de luxo, ainda mais em um mundo tomado por ruídos de vários níveis. Em decorrência disso foi criado o Dia do Silêncio, que no Brasil é celebrado em 7 de maio. O principal objetivo dessa data, para os países ocidentais, é conscientizar as pessoas dos males que a poluição sonora provoca, em diversos aspectos [...].
Alguns países orientais também comemoram o Dia do Silêncio, porém, em data diferente, com outro significado e finalidade. [...]
O livro The World of Silence, do filósofo suíço Max Picard, já trazia a advertência de que, no mundo moderno, nada mudou tanto a natureza do homem quanto a perda do silêncio, assim como a perda da privacidade e do mistério. O excesso de ruídos nada mais é que vários estímulos inconscientes que nos fazem ficar sempre conectados, em constante atividade, e isso, com o passar do tempo, acaba sendo prejudicial, pois não pressupõe paradas. É como num texto construído sem vírgulas, parágrafos e pontos.
O excesso de estímulos faz com que o homem se desconecte de si mesmo e entre em um padrão muito acelerado de competição, ansiedade e insatisfação. [...] o silêncio tem sua importância comprovada cientificamente, pois ajuda [...] a limpar a mente, amplia a capacidade de lembranças e, acima de tudo, proporciona os chamados insights que podem ajudar a resolver os problemas que muitas vezes nos tiram o sono.
Não bastassem seus benefícios científicos, o silêncio tem a proteção da lei, pois existem determinados locais e horários em que ele não pode ser perturbado, tal é a sua importância. [...] Então, vamos lançar mão do silêncio, nem que seja por breves instantes no nosso dia, pois é com ele que a nossa mente sonha, passeia, planeja e cria.
DIÁRIO SM. O Silêncio. Disponível em: <https://bit.ly/3JOTLJy>. Acesso em: 25 fev. 2022. Fragmento.
No terceiro parágrafo desse texto, para defender a ideia de que o silêncio é necessário para o bem estar do ser humano, o autor utiliza como argumento
citação de autoridade.
dados estatísticos.
experimento científico.
raciocínio lógico.
relato pessoal.
Soluções para a tarefa
O autor utiliza como argumento:
a) citação de autoridade.
Argumento de autoridade
No terceiro parágrafo do texto de opinião "Silêncio", o autor se utiliza de um argumento de autoridade ao fazer referência ao livro The World of Silence, do filósofo suíço Max Picard, que já demonstrava preocupação com os prejuízos da ausência do silêncio no mundo moderno.
O autor do texto lido cita, de modo indireto, um pensamento desse filósofo. O articulista escreve: "nada mudou tanto a natureza do homem quanto a perda do silêncio". Esse trecho entre aspas resume a opinião de especialista que foi utilizado como um argumento para o articulista defender seu ponto de vista a respeito da valorização e da importância do silêncio.
Mais sobre tipos de argumentos em:
brainly.com.br/tarefa/25471108
brainly.com.br/tarefa/26283858