Um antigo provérbio chinês diz: quando não há inimigo interior, os inimigos exteriores não podem te fazer nenhum mal. Sendo assim, o autoconhecimento é uma das habilidades mais importantes para o sucesso. A forma como as pessoas se comportam e respondem a situações externas é condicionada pelos seus esquemas mentais internos.
Por um lado, o autoconhecimento ajuda a compreender qualquer padrão de pensamento destrutivo e hábitos não saudáveis, por outro lado, o autogerenciamento auxilia a colocar na prática as ações necessárias para superar limitações. Juntos, levam a decisões melhores e respostas comportamentais mais alinhadas com os propósitos de cada pessoa.
A seguir, veja o exemplo de Carlos, ele é uma estrela em ascensão na empresa em que trabalha, tendo sido promovido a um cargo na diretoria recentemente.
Neste Desafio, elabore estratégias práticas que possam auxiliar Carlos na busca pelo autoconhecimento e autogerenciamento. O que vocês podem fazer juntos para auxiliá-lo?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:Padrão de resposta esperado
As seguintes estratégias podem ajudar a promover o autoconhecimento e o autogerenciamento que Carlos precisa para superar seus problemas e vencer os atuais desafios. Elas podem ser desenvolvidas uma de cada vez ou em conjunto.
Autorreflexão - Carlos pode reservar um tempo a cada noite para refletir sobre o seu comportamento durante o dia. É válido recomendar que ele se faça as seguintes perguntas: “Como eu me percebo?”, “Como os outros me percebem?”, “O que eu posso aprender observando meu comportamento hoje?”.
Valores pessoais - São os valores pessoais fundamentais que podem ajudar Carlos a responder à seguinte pergunta: “O que é mais importante para mim?”. Quando as pessoas percebem efetivamente seus valores pessoais, podem avaliar com mais precisão se estão vivendo de acordo com eles e com os propósitos.
Visão pessoal sobre o futuro - As pessoas têm um “eu” futuro ideal. Esse “eu” do futuro se refere ao potencial que não está sendo devidamente utilizado. É preciso sugerir a Carlos que ele deve investir algum tempo para esclarecer sua visão pessoal sobre o futuro.
Escrita de um diário - Sugerir que Carlos registre seus pensamentos e sentimentos interiores em um diário. Esse registro é de suma importância, pois ajuda a objetivar as aspirações e deixar mais claro o que se quer.
Observar os outros - Sugerir que Carlos preste mais atenção àqueles que o rodeiam, de maneira sincera e com sensibilidade. As pessoas são mais parecidas do que diferentes, logo, ao observar outras pessoas, é possível aprender muito sobre o próprio comportamento.
Todas essas atividades e processos vão auxiliar Carlos a aprimorar seu autoconhecimento e melhorar a capacidade de autogerenciamento que ele precisa para superar os atuais problemas e desafios, alinhado com seus propósitos.