Biologia, perguntado por Usuário anônimo, 11 meses atrás

Um animal invasor rapidamente se alastrou e ameaça o litoral brasileiro, de Sergipe a Santa Catarina. Apesar de belo e parecer inofensivo, trata-se de uma praga mortal: o coral-sol é apontado pela Organização das Nações Unidas (ONU) como a espécie responsável pela maior perda da biodiversidade no mundo, de acordo com o relatório Global Biodiversity Outlook. Para monitorar essa e outras quatro espécies (javali, mexilhão dourado, sagui e caramujo gigante africano), o Ministério do Meio Ambiente (MMA) atualizou um documento que aborda o impacto desses animais no ecossistema nacional. Chamado de Estratégia Nacional para Espécies Exóticas Invasoras, foi lançado no último mês em Florianópolis, a última versão havia sido feita em 2009. Disponível em: . Acesso em: 21 mar. 2019. Considerando o impacto das espécies invasoras ao meio ambiente, avalie as afirmações a seguir.

I. O problema com as espécies invasoras está no fato de que elas geralmente competem e deslocam espécies nativas em ecossistemas naturais.

II. Há espécies exóticas que não são prejudiciais e até substituem o papel funcional de espécies nativas, quando estas são raras ou já foram extintas daquele local.

III. É essencial o desenvolvimento de uma estratégia para cada espécie exótica presente no ecossistema, baseada nos fatos biológicos, econômicos e logísticos, sendo que a prioridade mais alta deve ser dada ao controle ou eliminação daquelas espécies mais ameaçadoras.

É correto o que se afirma em:
Alternativa 1: I, apenas. Alternativa 2: II, apenas. Alternativa 3: I e III, apenas. Alternativa 4: II e III, apenas. Alternativa 5: I, II e III.

Soluções para a tarefa

Respondido por raphaelrv
10

Resposta:

CORRETA a Alternativa 5: I, II e III.

Explicação:

Livro Ecologia Aplicada

I. O problema com as espécies invasoras está no fato de que elas geralmente competem e deslocam espécies nativas em ecossistemas naturais. CORRETA, vide p. 127.

II. Há espécies exóticas que não são prejudiciais e até substituem o papel funcional de espécies nativas, quando estas são raras ou já foram extintas daquele local. CORRETA, vide p. 127.

III. É essencial o desenvolvimento de uma estratégia para cada espécie exótica presente no ecossistema, baseada nos fatos biológicos, econômicos e logísticos, sendo que a prioridade mais alta deve ser dada ao controle ou eliminação daquelas espécies mais ameaçadoras. CORRETA, vide p. 127.


elianecat14ovoges: correto, obrigadaa
Perguntas interessantes