Um anagrama é uma reordenação de todas as letras de uma palavra, formando uma nova palavra, que pode ter significado ou não. No livro Harry Potter e a Câmara Secreta, a autora J. K. Rowling usou o nome "Tom Marvolo Riddle" para construir o anagrama "I am Lord Voldemort" (tradução do inglês: "Eu sou Senhor Voldemort").
O número de anagramas que podem ser construídos a partir de "TOMMARVOLORIDDLE" é de
a) \frac{15!}{3!}
b) \frac{15!}{2}
c) \frac{15!}{3}
d) \frac{16!}{2!}
e) \frac{18!}{2!}
Soluções para a tarefa
Alternativa A: o número de anagramas que podem ser construídos a partir de "TOMMARVOLORIDDLE" é de 15!/3!.
Esta questão está relacionada com análise combinatória. Por meio da análise combinatória, é possível estudar e definir a quantidade de maneiras diferentes que um evento pode ocorrer. Dentre os métodos de análise combinatória, temos o arranjo, a permutação e a combinação, entre outros.
Os anagramas são todas as maneiras de escrever uma palavra mudando as letras de lugares. A quantidade de anagramas de uma palavra é calculada por meio do fatorial do número de letras existente.
Nesse caso, veja que a expressão "TOMMARVOLORIDDLE" possui 16 letras, então o total de combinações seria equivalente a 16!.
Contudo, como temos letras repetidas, devemos dividir o valor acima pelo fatorial da quantidade de letras repetidas. Veja que isso ocorre com:
D - duas vezes
L - duas vezes
M - duas vezes
O - três vezes
R - duas vezes
Portanto, o número de anagramas que podem ser construídos a partir de "TOMMARVOLORIDDLE" é de:
O número de anagramas que podem ser formados é de 15!/3!, o que torna correta a alternativa a).
Para resolvermos esse exercício, temos que aprender o que é a permutação. Em análise combinatória, a permutação é utilizada quando desejamos saber de quantas formas diferentes podemos ordenar elementos de uma lista.
Assim, para o caso dos anagramas, temos que o problema do número de anagramas se torna o problema de quantas maneiras podemos ordenar as letras presentes.
A permutação é obtida pelo fatorial do número de elementos, e caso haja repetição, devemos dividir pelo fatorial do número de elementos de cada tipo repetido.
Observando as letras, as que se repetem são:
- M: 2 vezes
- R: 2 vezes
- D: 2 vezes
- O: 3 vezes
- L: 2 vezes
Assim, temos que o número de anagramas é:
Temos que 2! x 2! x 2! x 2! = 16. Assim, obtemos:
Com isso, concluímos que o número de anagramas que podem ser formados é de 15!/3!, o que torna correta a alternativa a).
Para aprender mais, acesse
https://brainly.com.br/tarefa/17856621
https://brainly.com.br/tarefa/37927592