Saúde, perguntado por arthursbrissia, 4 meses atrás

Um amigo seu, maratonista, ganhador de vários prêmios internacionais e nacionais, mora na cidade de Maringá-PR, que fica a uma altitude de 555m. Em uma conversa com você, ele diz que irá correr em uma maratona na cidade de Cusco no Peru, que fica a 3.399m de altitude e que um de seus treinadores propôs que fizesse uma transfusão de hemácias e a utilização da eritropoetina. Porém, ele, o atleta, recusou-se a realizar essas intervenções devido ser antiético e que poderia ser pego no teste antidoping, no entanto, ficou pensativo sobre como essas técnicas podem auxiliar na maratona em questão.

Dessa forma, sabendo que a posição do treinador é errada, como você, um profissional da área da saúde, explicaria ao seu amigo atleta, o motivo da proposta realizada pelo treinador? Para responder, utilize as informações dos textos base e seus conhecimentos sobre fisiologia.

Soluções para a tarefa

Respondido por mayhmartins
52

Resposta:

Ao utilizar essa substância, o atleta acaba aumentando seu rendimento físico, pois o aumento de hemácias faz com que mais oxigênio seja levado até os músculos, evitando um desgaste muito rápido por um exercício, além de propiciar uma maior velocidade na realização de alguma atividade.

A eritropoietina é um hormônio glicoproteico produzido pelo rim e fígado, com a função principal de aumentar a formação de hemácias na medula óssea. Sua síntese é estimulada em situações em que há falta de oxigênio. Em casos em que uma pessoa viaja para locais com grandes altitudes, por exemplo, a eritropoietina é produzida a fim de formar hemácias e ajudar no transporte de oxigênio.

O doping sanguíneo, além de ilegal, é bastante arriscado. A principal consequência do aumento da quantidade de hemácias em uma pessoa é o aumento da viscosidade sanguínea. Isso pode causar uma diminuição no ritmo cardíaco, além de alterar a velocidade do fluxo sanguíneo, aumentando o risco de trombose venosa e tromboembolismo pulmonar, assim prejudicando o atleta.

Explicação:


nandopa2017: muitíssimo obrigado
Respondido por natykruklis
43

Devido a altitude, o atleta apresentaria maior dificuldade de respirar por haver poucas molécula de oxigênio naquela região. Por isso, o uso de eritropoietina e transfusão de hemácias, permitiria uma maior resistência ao atleta.

Porque os atletas usam eritropoietina e transfusão de sangue?

A eritropoietina é um hormônio glicoproteico estimulado em situações de falta de oxigênio. Por isso, sua função é aumentar a formação de hemácias na medula óssea e permitir o maior transporte de oxigênio.

Esse hormônio é usado por atletas de esportes de resistência para:

  • Aumentar a concentração de hemácias;
  • Promover maior transporte de oxigênio para o tecido muscular;
  • Evitar desgaste rápido no exercício;
  • Propiciar maior velocidade na realização de alguma atividade.

A transfusão de hemácias também permite o aumento no número de hemácias, além de aumentar da viscosidade sanguínea.

Essa transfusão pode causar:

  • Diminuição no ritmo cardíaco;
  • Alterar a velocidade do fluxo sanguíneo;
  • Aumentar o risco de trombose venosa e tromboembolismo pulmonar.

Entenda mais sobre eritropoietina em atletas: https://brainly.com.br/tarefa/27631583?referrer=searchResults

#SPJ2


deborapmfc: legal
Perguntas interessantes