Química, perguntado por giorosin1697, 1 ano atrás

Um aluno muito aplicado colocou em um béquer 3 cubos de gelo e começou a reparar o que estava ocorrendo. Com o passar do tempo as paredes externas do
recipiente começaram a ficar molhadas e onde só havia gelo começou a observar o surgimento de líquido e a redução do tamanho das pedras de gelo. Cansado, resolveu deixar o experimento de lado e, após 2 dias, voltou à experiência, notando que o volume agora era menor que antes.
Com base no experimento realizado pelo aluno e em conhecimentos correlatos, julgue os itens.

1.(C)(E) A matéria analisada, em condições normais, apresenta-se em 3 estados físicos diferentes.

2.(C)(E) Ao iniciar a fusão, a mistura tornou-se bifásica.

3.(C)(E) A água líquida está em estado menos energético que no estado sólido.

4.(C)(E) A redução no volume observado pelo aluno se deve a sublimação do gelo.

5.(C)(E) O fato de as paredes externas parecerem molhadas pode ser explicado apenas pelo fato de que a água líquida dentro do béquer atravessou as paredes do copo.

Soluções para a tarefa

Respondido por ArleyMotta
2
1. Incorreto, em condições normais, 25 °C e 1 atm, a matéria analisada apresentaria apenas 1 estado físico.

2. Correto, quando inicia a fusão é possível ver a fase sólida e a fase líquida.

3. Incorreto, quando em estado líquido ela é mais energética do que quando sólida.

4. Incorreto, a sublimação só ocorre quando passa de sólido para gás, ou de gás para sólido, no entanto, foi observado que a água passou de sólido para líquido e de gás para líquido. A explicação para o ocorrido, é que, quando em forma de gelo, as suas moléculas ficam distantes umas das outras, aumentando o seu volume. Quando liquida, as moléculas se rearranjam e ficam juntinhas, diminuindo o volume.

5 . Incorreto, as parede por fora aparecem molhadas pois no ambiente externo há água em forma de vapor (umidade) e ao entrar em contato com a parede que está com uma baixa temperatura, perde energia e se condensa, fica em forma líquida e formando pequenas gotinhas.
Perguntas interessantes