um aluno está lendo um livro para se preparar para uma prova. Neste momento, para que compreenda o significado das palavras, ele possui alguma habilidade, senão poderia haver a hipotese de dislexia. Para que este mesmo aluno consiga fazer uma boa prova, o que está lendo deve ser lembrado no momento em que estiver fazendo e, também, correlacionado a outros conhecimentos relevantes já adquiridos, para que consiga resolver algum problema que seja apresentado. Como esta prova era muito importante, ao iniciá-la, começou a suar nas mãos e a ter calafrios. Tendo em vista o fragmento do caso apresentado, analise e identifique a que conceito está relacionado esse comportamento do aluno e identifique os aspectos importantes envolvidos, justificando sua resposta.
Soluções para a tarefa
Nesse fragmento do caso, é possível identificar e entender como os processos cognitivos são interdependentes. Na história, temos um aluno que está aprendendo, e outros vários processos estão em andamento, como a percepção visual na absorção de informações da pagina impressa e a atenção na leitura do conteúdo. Para essa leitura, deve-se apresentar habilidades de linguagem, pois o desenvolvimento dos conceitos ou dos significados das palavras pressupõe o desenvolvimento de muitas funções intelectuais: atenção deliberada, memória lógica, abstração, capacidade para comparar e para diferenciar.
Para que tenha uma compreensão adequada, há a necessidade de evocar conteúdos armazenados na memória de longo prazo para solucionar algum problema, confrontando os diversos conhecimentos armazenados.
Ao iniciar a prova, surgiram alguns aspectos físicos (suor nas mãos e calafrios no corpo) pela emoção de estar iniciando algo importante, que poderia estar significando a sua aprovação de ano ou de semestre.
A hipótese de não haver dislexia refere-se ao fato de que ele não deveria apresentar este transtorno específico de aprendizagem, de origem neurobiológica, caracterizado por dificuldade no reconhecimento preciso e/ou fluente da palavra, na habilidade de decodificação e soletração.
Todas as palavras em destaque indicam processos da cognição humana que influenciam o comportamento humano, como aprendizagem, atenção, percepção, memória e emoção, todas relacionadas e interdependentes.
Nesse fragmento do caso, é possível identificar e entender como os processos cognitivos são interdependentes. Na história, temos um aluno que está aprendendo, e outros vários processos estão em andamento, como a percepção visual na absorção de informações da pagina impressa e a atenção na leitura do conteúdo. Para essa leitura, deve-se apresentar habilidades de linguagem, pois o desenvolvimento dos conceitos ou dos significados das palavras pressupõe o desenvolvimento de muitas funções intelectuais: atenção deliberada, memória lógica, abstração, capacidade para comparar e para diferenciar.Para que tenha uma compreensão adequada, há a necessidade de evocar conteúdos armazenados na memória de longo prazo para solucionar algum problema, confrontando os diversos conhecimentos armazenados.Ao iniciar a prova, surgiram alguns aspectos físicos (suor nas mãos e calafrios no corpo) pela emoção de estar iniciando algo importante, que poderia estar significando a sua aprovação de ano ou de semestre.A hipótese de não haver dislexia refere-se ao fato de que ele não deveria apresentar este transtorno específico de aprendizagem, de origem neurobiológica, caracterizado por dificuldade no reconhecimento preciso e/ou fluente da palavra, na habilidade de decodificação e soletração.Todas as palavras em destaque indicam processos da cognição humana que influenciam o comportamento humano, como aprendizagem, atenção, percepção, memória e emoção, todas relacionadas e interdependentes.