Geografia, perguntado por NaahBarduchi, 1 ano atrás

Um aluno em uma prova prática de mineralogia dispõe de 3 minerais brancos que sabe que são calcita, talco e fluorita. Descreva como ele faria para identificar cada um, sem utilizar nenhum equipamento.

Soluções para a tarefa

Respondido por anonimo536
0

Resposta:

Uma das dificuldades enfrentadas pelos colecionadores de minerais que não são geólogos ou engenheiros de minas é a identificação das peças de sua coleção. Alguns minerais são bastante comuns na natureza e no comércio, sendo por isso bem conhecidos dos colecionadores. Outros, porém, são muito procurados não pela beleza, mas pela raridade, e podem não ser de fácil identificação.

Quando a peça é adquirida por compra obviamente já vem identificada. Mas, infelizmente, muitas lojas não oferecem segurança nesse aspecto, pois às vezes não sabem exatamente o que estão vendendo ou sabem mas não escrevem o nome corretamente. Isso é comum em lojas do Brasil.

O que fazer? Há dois caminhos: um é procurar alguém que entenda do assunto, como um geólogo ou pelo menos um colecionador muito experiente; outro é o próprio colecionador tentar identificar o mineral, com o uso de manuais, dicionários ou guias de mineralogia. O Museu de Geologia do Serviço Geológico do Brasil - CPRM, em Porto Alegre (RS), oferece serviço gratuito de identificação de minerais e faz doação de minerais e rochas a escolas.

Tentar identificar minerais é uma tarefa que pode ser difícil, mas que será cada vez mais fácil à medida que se for adquirindo experiência. Nas orientações a seguir, vamos tratar da identificação de minerais no estado bruto (não lapidados) e sem o uso de equipamentos ou análises sofisticadas.

Explicação:

Perguntas interessantes