Um aluno do curso de Linguística gostaria de propor um projeto de iniciação científica a sua faculdade. Ele gostaria de se inserir na área da Neurolinguística, mas está com dificuldade em selecionar um tema de pesquisa.
Assinale a alternativa que contém um tema de pesquisa adequado à área de Neurolinguística.
A.
Descrever as propriedades fonológicas das sílabas do tipo CCV (consoante + consoante + vogal) no desenvolvimento linguístico infantil típico e atípico.
B.
Descrever as propriedades sintáticas da fala de veteranos de guerra que apresentam balas alojadas no encéfalo.
C.
Comparar, por meio da técnica EEG (eletroencefalograma), as diferenças discursivas na fala de adultos de 30 anos versus adultos de 40 anos.
D.
Mapear, por meio da técnica do fMRI, as estruturas anatômicas mais recrutadas no processamento de verbos regulares e irregulares em adultos.
E.
Comparar as propriedades discursivas de línguas orais e línguas de sinais via análise das narrativas clínicas contadas por pacientes a seus otorrinologistas.
Soluções para a tarefa
Resposta:
B.
Descrever as propriedades sintáticas da fala de veteranos de guerra que apresentam balas alojadas no encéfalo.
Explicação:
Por que esta resposta é a correta?
A Neurolinguística tem como objetivo principal analisar quais estruturas são necessárias ao processamento linguístico. Para tanto, essa ciência descreve as propriedades linguísticas da fala disfuncional de pacientes com lesão cerebral, comparando a produção e a percepção linguística entre pacientes com diferentes lesões e a fala típica. Essas lesões podem decorrer de causas internas, como AVCs e tumores, ou causas externas, como traumatismos cranianos e perfurações encefálicas. Descrever o desenvolvimento linguístico infantil atípico não se configura como um tópico relacionado à Neurolinguística, pois não há uma lesão cerebral envolvida. Da mesma forma, comparar as propriedades discursivas de adultos típicos (sejam falantes de língua oral ou de línguas de sinais) ou mesmo sua ativação cerebral também não se configura como um modo de acessar as características essenciais ao processamento linguístico.
Resposta:
Descrever as propriedades sintáticas da fala de veteranos de guerra que apresentam balas alojadas no encéfalo.
Explicação:
A Neurolinguística tem como objetivo principal analisar quais estruturas são necessárias ao processamento linguístico. Para tanto, essa ciência descreve as propriedades linguísticas da fala disfuncional de pacientes com lesão cerebral, comparando a produção e a percepção linguística entre pacientes com diferentes lesões e a fala típica.