Um aluno do 7º ano fez um a viagem para a Amazônia e teve a oportunidade de ver de perto um peixe (piramboia) praticamente imobilizado numa área lamacenta. Um morador da região, vendo a curiosidade do aluno, explicou que com o leito completamente seco, o peixe cava uma toca para se esconder dos predadores e não esturricar ao sol. Ele coloca o crânio maciço e as nadadeiras peitorais em ação. O peixe usa o corpo como broca, se enterra a 1 m de profundidade e se dobra em “U”. A boca fica à altura da entrada do buraco para que o bicho possa respirar. Tal possibilidade, eles investigaram posteriormente, deve-se nesses animais à presença de:
A) Linha lateral.
B) Opérculo.
C) Bexiga natatória.
D) Ampolas de Lorenzini
Soluções para a tarefa
A alternativa ligada à possibilidade de a piramboia respirar fora da água é a letra C.
- Analisando as alternativas
Linha lateral - é um sistema de órgãos, formado por células ciliadas, usado na detecção de movimentos, vibrações e alterações de pressão na água que circunda o animal.
Opérculo - usados como proteção para as brânquias dos peixes ósseos, os opérculos são placas ósseas localizadas ao lado de sua cabeças.
Bexiga natatória - é um órgão que permite aos peixes ósseos, regular a profundidade que desejam se manter ajustando sua densidade em relação à água. Nos peixes pulmonados, ela funciona como pulmão.
Ampolas de Lorenzini - são órgãos muito utilizados nas caçadas de alguns animais, por serem capazes de detectar variações na temperatura, salinidade e correntes elétricas. Compreendem uma rede electrorreceptores cobertos por uma substância gelatinosa.
- Conclusão
Portanto, a alternativa correta é a letra C.
- Para saber mais
https://brainly.com.br/tarefa/42401036