Um aluno do 4o ano que adora brincar na terra, sofreu um acidente e acabou ferindo uma das mãos que acabou cortada profundamente. Levado ao hospital, depois dos primeiros socorros, o médico foi informado que esse menino não estava com sua caderneta de vacinação em dia, deixando de tomar algumas vacinas obrigatórias. Sobre essa situação, responda: a) Qual a doença que esse menino teria o maior risco de contrair? Justifique sua resposta. b) No caso dessa doença citada na resposta anterior, qual seria o procedimento a ser adotado? Justifique sua resposta, comparando as duas possibilidades de tratamento em casos dessa doença.
Soluções para a tarefa
a) O aluno correria maior risco de contrair tétano. A bactéria causadora dessa doença pode estar presente na terra e, além disso, ela consegue se desenvolver nas condições em que ferimentos profundos ocorrem.
b) O tratamento do tétano deve ser feito com o soro antitetânico, quando não se tem a certeza de que o paciente tenha recebido a vacina antitetânica no período de validade da mesma, que era o caso do menino. O soro possui substâncias especificas que combatem e inativam o agente causador do tétano rapidamente. Vacinas estimulam o corpo do paciente a aprender a produzir as substâncias que combatem o agente causador da doença, só que esse processo é demorado e deve ser adotado de forma preventiva à doença.
Resposta:
A) O aluno correria maior risco de contrair tétano. A bactéria causadora dessa doença pode estar presente na terra e, além disso, ela consegue se desenvolver nas condições em que ferimentos profundos ocorrem. B) O tratamento do tétano deve ser feito com o soro antitetânico, quando não se tem a certeza de que o paciente tenha recebido a vacina antitetânica no período de validade da mesma, que era o caso do menino. O soro possui substâncias especificas que combatem e inativam o agente causador do tétano rapidamente. Vacinas estimulam o corpo do paciente a aprender a produzir as substâncias que combatem o agente causador da doença, só que esse processo é demorado e deve ser adotado de forma preventiva à doença.
Explicação: