Um aluno de Matemática Financeira resolveu verificar na prática as diferenças entre os regimes de capitalização existentes efetuando duas aplicações financeiras. A primeira aplicação foi no regime de capitalização simples e a segunda no regime de capitalização composta.
Considerando que o valor de cada aplicação foi de R$ 1.000,00, que a taxa de juros de cada uma foi de 10% ao ano e que o aluno resgatou as duas aplicações no mesmo dia, ou seja, exatamente no final de um ano de aplicação, analise as sentenças abaixo sobre as prováveis conclusões que poderiam ser obtidas com a experiência:
I. O regime de capitalização composta oferece uma maior remuneração que o de capitalização simples, pois ele resgatou um valor maior nessa aplicação.
II. O regime de capitalização simples oferece uma maior remuneração que os de capitalização composta, pois ele resgatou um valor maior nessa aplicação.
III. Os dois regimes de capitalização oferecem o mesmo valor de juros, independente do prazo da operação, desde que as duas sejam resgatadas no mesmo dia, ou seja, as duas aplicações deverão ter o mesmo prazo.
IV. Tanto a capitalização simples como a composta, resultam no mesmo valor de juros, se a aplicação durar o período expresso na taxa de juros e os valores do capital e da taxa forem os mesmos.
V. Todas as aplicações em regime de capitalização composta oferecem uma maior remuneração do que as de capitalização simples. Tal afirmativa pode ser feita considerando o fato de que o comportamento dos juros compostos é exponencial (juros sobre juros) e dos juros simples é linear.
Agora, marque a alternativa correta:
A As sentenças I e V apresentam conclusões corretas
B A sentença II apresenta uma conclusão correta
C As sentenças III e IV apresentam conclusões corretas
D A sentença IV apresenta uma conclusão correta
E A sentença V apresenta uma conclusão correta
Soluções para a tarefa
Respondido por
4
a sentença v apresenta uma conclusao correta.
Usuário anônimo:
a sentença V está incorreta, a certa é a A= V, V, F, V, F
Perguntas interessantes