Um alimento que recebe radiação ionizante para ser mais preservada torna-se radioativa? o que é um elemento radioativo?
Soluções para a tarefa
Resposta e explicação: Não, ele não se torna radioativo. O nome dessa técnica é irradiação de alimentos, que tem como finalidade matar bactérias, insetos e outros seres que podem estar nos alimentos. A radiação ionizante ataca o DNA desses organismos.
Um elemento radioativo é aquele que tem um núcleo instável, liberando partículas alfa, beta ou gama - com o objetivo de adquirir estabilidade.
Espero ter ajudado! Continue estudando e se dedique ao EAD <3
Não ele se conservam por mais tempo mas não se tornam radioativos pois não emitem radiação só irão receber
Explicação:
Sabemos que os alimentos se degradam naturalmente em virtude de processos fisiológicos, como brotamento, maturação e envelhecimento. Mas fatores externos como o ataque de microrganismos (parasitas, pragas, bactérias, fungos etc.) também contribuem na degradação.
O uso da radiação é um método eficiente usado por Indústrias alimentícias, onde os alimentos são submetidos a uma quantidade controlada de radiação ionizante, por um período predeterminado. As radiações ionizantes usadas em alimentos são os raios X, raios gama ou feixe de elétrons.
O principal objetivo do método por irradiação é inibir a maturação de algumas frutas e legumes através de alterações no processo fisiológico dos tecidos vegetais presentes. A irradiação ainda impede a multiplicação de microrganismos que causam a deterioração do alimento, pela alteração de sua estrutura molecular, o que permite prolongar a validade de alguns produtos.
Elementos radioativos são aqueles cujos átomos apresentam a capacidade de eliminar radiação (energia) alfa, beta ou gama, de forma espontânea, a partir do seu núcleo (que apresenta prótons e nêutrons)
Todos os átomos de um elemento químico que apresenta número atômico maior ou igual a 84 são radioativos, independentemente se esse elemento for natural (encontrado na natureza) ou artificial (também denominados transurânicos, produzidos em laboratório). Isso ocorre porque quanto maior o número de prótons e maior a massa do núcleo, maior a probabilidade de emissão de radiação