Último Pau de Arara Luiz Gonzaga A vida aqui só é ruim Quando não chove no chão Mas se chover dá de tudo Fartura tem de montão Tomara que chova logo Tomara, meu Deus, tomara Só deixo o meu Cariri No último pau-de-arara Só deixo o meu Cariri No último pau-de-arara Enquanto a minha vaquinha Tiver o couro e o osso E puder com o chocoalho Pendurado no pescoço Vou ficando por aqui Que Deus do céu me ajude Quem sai da terra natal Em outro canto não para Só deixo o meu Cariri No último pau-de-arara Só deixo o meu Cariri No último pau-de-arara Enquanto a minha vaquinha Tiver o couro e o osso E puder com o chocoalho Pendurado no pescoço Vou ficando por aqui
Questão 03 A ideia principal do texto está A) na alegria em morar no Cariri. B) na vida ruim para todos quando chove. C) na representação de como vivem os animais. D) na seca da região nordeste e suas consequências. E) na oração feita ao divino para que a chuva possa cair.
Questão 04 A expressão “pau-de-arara”, no contexto do sertão, se refere ao A) enfrentamento das dificuldades com a seca. B) carregamento de animais que estão doentes. C) transporte clandestino por meio de caminhões. D) ambiente onde o sertanejo espera o tempo melhorar. E) movimento de dois bambus para espantar a vaquinha.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1) Explicação:A música “Último Pau de Arara - Luíz Gonzaga” retrata a dura realidade vivida pelos nordestinos no período da seca. Nela há presença do determinismo: “homem como produto do meio”, a terra não agradece a presença do homem, mas o nordestino tem um amor incondicional a sua terra natal e não a deixa por nada.
Apesar da terra seca e improdutiva, os nordestinos ainda esperam de Deus uma solução, que no caso são as chuvas: “
2) ( pau-de-arara) é o nome dado a um meio de transporte irregular que ainda é utilizado no Nordeste do Brasil.
03 - A ideia principal do texto está:
(D) na seca da Região Nordeste e suas consequências.
>> O eu lírico da canção está enfrentando a seca do Nordeste, mas diz que só vai embora do sertão no último pau-de-arara, ou seja, quando esgotar todas as possibilidades e a única solução for partir.
"Tomara que chova logo" revela a situação de seca.
"Enquanto a minha vaquinha tiver o couro e o osso" indica as consequências da seca para os animais.
A consequência para as pessoas é o abandono da sua terra, indo embora num pau-de-arara, para fugir da seca.
04 - A expressão “pau-de-arara”, no contexto do sertão, se refere ao:
(C) transporte clandestino por meio de caminhões.
>> Pau-de-arara é o nome dado ao caminhão usado para transportar muitas pessoas de forma ilegal, principalmente no interior do Nordeste do Brasil.
Leia mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/30412073