Geografia, perguntado por Jptenso, 1 ano atrás

Ultimamente como tem sido usado o o islamismo ?

Soluções para a tarefa

Respondido por nayara4985
2

A crise internacional desencadeada a partir dos atentados ao World Trade Center de Nova Iorque, perpetrados no dia 11 de setembro de 2001, colocou o mundo islâmico no centro da opinião pública. Ao redor do mundo, os meios de comunicação "noticiaram" o Islã com intensidade comparável à abordagem jornalística da revolução islâmica no Irã em 1979 ¾ analisada em detalhe por Said (1997) ¾ ou ao momento em que o Islã foi manchete no mundo com a declaração de Khomeini da fatwa contra o escritor Salman Rushdie, em fevereiro de 1989.

Quatro dias depois dos atentados nos Estados Unidos, a Folha de S. Paulopublicou uma nota intitulada "Versão de marroquino é questionada", na qual dirigentes da Sociedade Beneficente Muçulmana do Rio de Janeiro (SBMRJ), através de seu presidente, repudiavam o depoimento de um marroquino preso em São Paulo sobre uma suposta conexão de residentes árabes no Brasil com os atentados nos Estados Unidos1. A nota afirmava:

"No depoimento, dado anteontem à Polícia Federal e acompanhado por funcionários da embaixada americana, o marroquino disse ter presenciado reuniões em que árabes que moram no Rio discutiram a preparação de atentados terroristas nos EUA. Estas reuniões teriam acontecido numa mesquita no Rio. [No final a nota acrescenta:] O diretor-geral em exercício da Polícia Federal Wilson Damásio, determinou ontem que as investigações iniciadas a partir do depoimento permaneçam em sigilo".

A preocupação, reação e mobilização que isso gerou entre os muçulmanos do Rio não inaugura um novo tipo de relação entre Islã e mídia. Na verdade, as respostas se produzem a partir de um modo já "institucionalizado" de dialogar com o "olhar externo", no marco de antigas tensões entre a produção de discursos jornalísticos sobre o Islã e a elaboração de contradiscursos da parte dos muçulmanos.


Jptenso: Obrigado!!!
nayara4985: Denada
Perguntas interessantes