(ULBRA) O aparecimento de centenas de peixes mortos na Ilha de Paquetá, em novembro de 2014, levou o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), a Coordenadoria Integrada contra Crimes Ambientais da Secretaria de Estado do Ambiente (Cicca/SEA) e a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) a realizarem uma operação conjunta na Baía de Guanabara. O objetivo é investigar a causa da mortandade, que ocorre há três semanas. A Comlurb informou que em 5 dias foram removidas 20 toneladas de peixes mortos das areias das praias de Paquetá. De acordo com o Inea, foram vistas savelhas agonizando na água em diversos pontos da Baía de Guanabara. Em nota, técnico do Inea afirma que uma possível causa para o fenômeno é a alta temperatura da água, uma vez que a Savelha é uma espécie sensível e, por isso, indicadora de alguma anormalidade na água: "Nossa medição indicou a temperatura de 27 ºC da água, que em alguns lugares mais rasos pode ultrapassar os 30 ºC, fator que pode ser responsável pela grande mortandade dessa espécie. ”
O aumento da temperatura da água, citado na reportagem, pode provocar a morte de peixes, pois
(A) o aquecimento provoca o rompimento das ligações H e O nas moléculas de água.
(B) o aquecimento provoca o aumento da quantidade de monóxido de carbono na água.
(C) o aquecimento acelera a reação H2O + ½ O2 → H2O2
(D) o aquecimento faz com que a água entre em ebulição.
(E) o aquecimento diminui a solubilidade do oxigênio dissolvido na água
Eu gostaria de ajuda nessa questão, porque eu achei que fosse a letra E devido a diminuição da solubilidade do oxigênio causando a poluição termal, mas no gabarito a resposta apontada é letra B.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
O gabarito só pode estar incorreto, pois o aquecimento da água diminui a solubilidade tanto do gás oxigênio quanto do monóxido de carbono, conforme evidenciado tanto pela lógica de dissolução quanto pelas curvas de solubilidade de ambos os compostos.
Além disso, o monóxido de carbono é um derivado da combustão incompleta de outros compostos, então não vejo como ele poderia aparecer espontaneamente na água, como sugere a alternativa.
Além disso, o monóxido de carbono é um derivado da combustão incompleta de outros compostos, então não vejo como ele poderia aparecer espontaneamente na água, como sugere a alternativa.
Anexos:
Perguntas interessantes