Filosofia, perguntado por thiagorafaeltrmds, 8 meses atrás

(UFU) Nietzsche escreveu: E vede! Apolo não podia viver sem Dionísio! O “titânico” e o “bárbaro” eram no fim de contas, precisamente uma necessidade tal como o apolíneo!
NIETZSCHE, F. O nascimento da tragédia ou helenismo e pessimismo. Tradução de J. Guinsburg. São Paulo: Companhia das Letras, 2007, p. 38.
1. Assinale a alternativa que descreve corretamente o dionisíaco e o apolíneo. *
1 ponto
a) O dionisíaco é o instinto, a embriaguez e a força vital; o apolíneo é a racionalidade, o equilíbrio, a força figurativa.
b) O dionisíaco é o homem teórico que personifica a sabedoria filosófica; o apolíneo é a natureza e suas forças demoníacas.
c) O dionisíaco é a personificação da razão grega; o apolínio equivale ao poder místico do uno primordial.
d) O dionisíaco representa a força figurativa atuante na arte; o apolíneo representa a música primordial não objetivada.
2. A primeira fase da filosofia de Nietzsche valoriza: *
1 ponto
a) a arte
b) a teologia
c) a moral
d) a ciência

Soluções para a tarefa

Respondido por themaster17
154

Resposta:

1) A) O dionisíaco é o instinto, a embriaguez e a força vital; o apolíneo é a racionalidade, o equilíbrio, a força figurativa.

2) A) a arte

Explicação:

Google Classroom


taigaS2: certíssimo
LucasSilva0001: esse thiagorafael pergunta todas kakaka
xly0nsx: obg
Respondido por EduardoPLopes
26

1 - É correta a alternativa A, sendo Dionísio e Apolo duas diferentes divindades gregas que, segundo a interpretação de Nietzsche, representariam duas partes componentes da experiência humana: o instinto vital (que não segue a razão) e a reflexão (que é baseada na razão).

Embora o homem fosse, por natureza, um encontro entre estas duas forças opostas, Nietzsche via em seu tempo um predomínio prejudicial do Apolíneo (razão) sobre o Dionisíaco (instinto).

2 - É correta a alternativa A, tendo sido nesta fase que Nietzsche fez os seus trabalhos sobre o Romantismo Alemão (em especial sobre as obras de Wagner) e sobre as tragédias gregas.

Via na arte um caminho para entender o modo como os humanos representavam as suas próprias questões. À medida que seu trabalho se desenvolveu, contudo, passou a estudar mais as bases da moral que a questão da arte.

Perguntas interessantes