(UFU MG) Segundo Giovanni Reale, “a metafísica aristotélica é inteiramente constituída por termos e conceitos pluridimensionais e polivalentes, e isso vale a começar pelo próprio conceito que define ‘metafísica’ ou ‘filosofia primeira’, que constantemente, ao longo dos catorze livros, é determinado de quatro modos diferentes”.REALE, G. Aristóteles: Metafísica. Ensaio Introdutório, Vol 1. Trad.Marcelo Perine. São Paulo: Ed. Loyola, 2001, p. 37.Sobre os quatro modos diferentes, assinale a alternativa INCORRETA.
a- Trata-se de ciência da percepção sensível e, então, ancorada em constatações empíricas que buscam no “o quê” as coisas que são a sua razão de ser.
b- A metafísica é ciência teológica ou relativa às coisas divinas, pois se dedica a uma substância primeira, transfísica ou suprafísica.
c- Trata-se de ciência do ser enquanto ser e do que compete ao ser enquanto ser, isto é, ciência das causas e dos princípios supremos.
d- Aristóteles diferencia a ciência especulativa da ciência prática.
e- O ser tem múltiplos significados, então, a metafísica é ciência das causas e dos princípios da substância, fundamento de todos os outros significados.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Trata-se de ciência do ser enquanto ser e do que compete ao ser enquanto ser, isto é, ciência das causas e dos princípios supremos.
Resposta:
b- A metafísica é ciência teológica ou relativa às coisas divinas, pois se dedica a uma substância primeira, transfísica ou suprafísica.
Explicação:
A metafísica como foi entendida e projetada por Aristóteles, é a ciência primeira no sentido de fornecer a todas as outras o fundamento comum, ou seja, o objeto a que todas elas se referem e os princípios dos quais todas dependem. A metafísica implica, assim, uma enciclopédia das ciências, um inventário completo e exaustivo de todas as ciências, em suas relações de coordenação e subordinação, nas tarefas e nos limites atribuídos a cada uma, de modo definitivo.