Química, perguntado por kamillefreitas, 1 ano atrás

(UFU-MG) Quando o preço do álcool está com "Bom Preço" é comum adulterarem a gasolina com adição de álcool acima dos 20% v/v, atualmente permitidos por lei. A gasolina batizada (adulterada), cria uma série de problemas para o motor. Uma maneira de verificar a qualidade da gasolina com etanol anidro, em excesso, é fazer o teste da proveta. Este teste consiste em adicionar 50 ml de uma solução aquosa saturada com cloreto de sódio em uma proveta de 100ml, contendo 50 ml da gasolina. Em seguida, a proveta é agitada e deixada em repouso por alguns minutos. Assinale a alternativa que representa no teste da proveta uma gasolina adulterada.

dados: densidade da água =
 \frac{1g}{cm}
(elevado ao cubo negativo) e densidade da mistura álcool e gasolina <
 \frac{1g}{cm}
(elevado ao cubo negativo)



preciso da resposta :/​

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por lucelialuisa
23

A alternativa C corresponde a uma gasolina adulterada.

Quando uma gasolina está dentro do determinado pela lei, a mesma possui 20% (v/v) de etanol na sua mistura. Nesse caso, como estamos usando-se 50 mL de gasolina, esperamos que ela tenha no máximo:

50 x 0,20 = 10 mL de etanol

Ao misturarmos água com cloreto de sódio e a gasolina, o álcool presente na mesma irá migrar para a água, uma vez que ele é solúvel na mesma, mas a gasolina não. Assim, as alternativas A e B estão incorretas, pois mostram situações que não ocorreriam.

Como a gasolina tem densidade menor que a água, esperamos que a água fique na região inferior da proveta e a gasolina na região superior. Se a gasolina não esta adulterada, no final teremos, no máximo, 60 mL de água + alcool + NaCl e 40 mL de gasolina pura.

Vemos que a proveta da alternativa C, mostra um volume de 30 mL de gasolina pura, o que mostra que há mais álcool do que o permitido na mesma.

Espero ter ajudado!

Perguntas interessantes