História, perguntado por guilhermealbertistad, 10 meses atrás

UFU-MG) A divisão do trabalho e a mecanização complementam-se e reforçam-se mutuamente. [...] somente com a introdução da maquinaria, com seu ritmo constante, é possível realizar o sonho – ou o pesadelo – de uma administração exata do tempo e dos movimentos do operário, sem a onerosa necessidade de colocar um capataz e um cronometrador atrás de cada um. ENGUITA, Mariano F. Tecnologia e sociedade: a ideologia da racionalidade técnica, a organização do trabalho e a educação. In: SILVA, Tomaz T. da (Org.) Trabalho, Educação e Prática Social. Porto Alegre: Artes Médicas, 1991. p.
235.

Tomando como referência a citação anterior, podemos afirmar que

I. o taylorismo, concepção produtivista desenvolvida por Frederick Taylor nos Estados Unidos, entre o final do século XIX e início do século XX, tinha como características o controle sobre os gestos e comportamentos do trabalhador, com o intuito de evitar o “desperdício de tempo”, e a decomposição da produção em movimentos monótonos, causando tédio e idiotização do trabalhador.

II. o fordismo, desenvolvido por Henry Ford, seguiu a trilha aberta por Taylor ao utilizar a linha de montagem na fabricação em massa de automóveis, ao fixar o operário em um mesmo posto, subordinando-o à máquina.

III. no mundo contemporâneo, a chamada “desindustrialização” – processo de utilização da microeletrônica para a criação de novos postos de trabalho – substituiu os antigos robôs, provocando a diminuição do desemprego, melhorando a distribuição de renda em países emergentes como o Brasil e criando novas oportunidades de lazer aos trabalhadores.

Assinale
(1 Ponto)
A) se apenas I e II são corretas.
B) se apenas I é correta.
C) se apenas II é correta.
D) se apenas II e III são corretas.
E) se todas são corretas.

Soluções para a tarefa

Respondido por mariaeduardano43
8

Resposta:

Explicação:

Letra A

Apenas I e II estão corretas

Perguntas interessantes