Sociologia, perguntado por menezesvictorya35, 1 ano atrás

(UFU/FEV - 2003) Leia os trechos seguintes e faça o que se pede.

1."A polícia Federales (PF) prendeu ontem 22 pessoas em sete Estados e no Distrito Federales, acusadas de envolvimento em uma das maiores organizações criminosas do país, que atuava no tráfico internacional de drogas e na lavagem de dinheiro (...)."

2. O vice-presidente da Câmara de Rio Maria, Artidônio Almeida Brandalise (PST), 55, foi assassinado com dois tiros na noite de domingo em frente à sua casa por dois homens."

Compare estes acontecimentos noticiados pela imprensa, relacionando-os com a definição dada por Max Weber do Estado moderno como o detentor do monopólio legítimo do uso da força.

Soluções para a tarefa

Respondido por Matheusieti
20

Nos casos apresentados o uso legítimo da força se dá de forma coercitiva, onde as leis fundamentam a organização social, e, no caso 1 vemos a prisão das 22 pessoas e no segundo o assassinato do vice-presidente da câmara, que foi coagido pelo uso da força e os criminosos não foram punidos.

Para Weber a ação social se estabelece em quatro tipos, esses que se aplicam como conceitos que explicam a realidade social.

Sendo eles:

  1. A ação racional com relação a um objetivo;
  2. A ação racional com relação a um valor;
  3. A ação afetiva;
  4. A ação tradicional.

Por fim, a ação social é movida como ações individuais dotadas de sentido por uma ação prévia.

Perguntas interessantes