Filosofia, perguntado por laurinha191101, 1 ano atrás

(UFU - adaptada) Em O ente e a essência, Tomás de Aquino argumenta sobre a existência de Deus, refutando teses de outras doutrinas da filosofia escolástica. Com este propósito ele escreveu: Tampouco é inevitável que, se afirmarmos que Deus é exclusivamente ser ou existência, caiamos no erro daqueles que disseram que Deus é aquele ser universal, em virtude do qual todas as coisas existem formalmente. Com efeito, este ser que é Deus é de tal condição, que nada se lhe pode adicionar. (...) Por este motivo afirma-se no comentário à nona proposição do livro Sobre as causas, que a individuação da causa primeira, a qual é puro ser, ocorre por causa da sua bondade. Assim como o ser comum em seu intelecto não inclui nenhuma adição, da mesma forma não inclui no seu intelecto qualquer precisão de adição, pois, se isto acontecesse, nada poderia ser compreendido como ser, se nele algo pudesse ser acrescentado. AQUINO, Tomás. O ente e a essência. Tradução de: BARAÚNA, Luiz João. São Paulo: Nova Cultural, 1988. p. 15. (Os pensadores). Tomás de Aquino está seguro de que nada se pode acrescentar a Deus, porque Escolha uma: a. é essência divina, absolutamente simples e idêntica a si mesma, constituindo-se, necessariamente, uma essência única. b. é ser contingente, no qual essência e existência não dependem do tempo, por isso, gera a si mesmo eternamente, dando existência às criaturas. c. sua essência simples é gerada incessantemente, embora não seja composta de matéria e forma, multiplica-se em si mesmo na pluralidade dos seres. d. sua natureza composta de essência e existência é autossuficiente para gerar indefinidamente matéria e forma, criando todas as coisas. e. não podemos ter segurança de sua existência, sendo assim impossível predicá-lo.

Soluções para a tarefa

Respondido por Kfranco23
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Pela leitura do texto, acredito que a alternativa correta é:

d. sua natureza composta de essência e existência é autossuficiente para gerar indefinidamente matéria e forma, criando todas as coisas.

A essência está para a existência, assim como a matéria está para a forma. A essência e a existência somente podem está em harmonia com o agir de Deus, criador de todas as coisas.

Nada se pode acrescentar a Deus porque Ele é sinônimo de perfeição. Por outro lado, o homem é a criatura que está em busca dessa perfeição, eis sua dependência em relação ao Criador. O homem não consegue explicar Deus porque ele é a criação e não o Criador.



Espero está certa.

Respondido por ingridcavassani
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Resposta:

Alternativa a)

É essência divina , absolutamente simples e idêntica a si mesma, constituindo-se, necessariamente, uma essência única.

Explicação:

Tenho certeza que essa resposta está certa...

Espero que tenha ajudado...

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