Sociologia, perguntado por luccasenap7wi4c, 10 meses atrás

Ufu 2017) Um jornalista apresentava a seguinte análise da conjuntura da política brasileira ao fim do ano de 2016: Se compreendermos o fascismo como o culto a um Estado autoritário, que prega a eliminação a qualquer custo dos adversários e ignora os direitos individuais, então, o Brasil vive um preocupante flerte com essa perigosa forma de governar. Os Três Poderes vêm dando mostras suficientes de rompimento com as regras básicas da democracia e, pouco a pouco, vai se instaurando um clima de violência política que nos empurra para um impasse somente visto nesse país quando estivemos sob o regime de exceção das ditaduras civis e militares. a) Indique três características de um sistema democrático representativo. b) Como a garantia dos direitos individuais (políticos e civis) diferencia os sistemas políticos democráticos contemporâneos dos regimes autoritários? Comente ao menos dois pontos de diferenciação.

Soluções para a tarefa

Respondido por Matheusieti
27

Olá!



Letra A)


A democracia representativa possui algumas características, dentre elas podemos citar três:


A democracia representativa torna estrutural e permanente uma separação entre dirigentes e dirigidos;


Seus mecanismos estão nos ideais definidos entre dirigentes e dirigidos, ou seja, aqueles que possuem conhecimentos para representar o povo;


E por fim, a democracia representativa é atua através do poder político pela população eleitoral feita de maneira indireta.



Letra B)


Os direitos na democracia são parte da população, ou seja, os indivíduos da sociedade atuam diretamente na busca por melhores condições, seja através do voto ou das manifestações sociais, diferente dos regimes autoritários que um líder define essas ações.



Até a próxima.

Perguntas interessantes